Qual o nome de quem toca atabaque na Umbanda?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.

No Brasil, especialmente nos terreiros de candomblé, verificamos a presença fundamental dos atabaques e dos Ogãs – padrinhos do culto africano ou brasileiro, ou seja, homens que tocam os atabaques sagrados, cuja missão é a de chamar as divindades para que seus adeptos entrem em transe.

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Seus tocadores são chamados de batazeiros ou abatazeiros. No Jeje-Mina, na Casa das Minas os toques são realizados por três tambores com couro numa só boca (hum, humpli e gumpli), batidos com a mão e com aguidavi.

tamboreiro | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Termos: Curimbeiro(a): quando dirigido a uma pessoa só, tem o significado de cantor(a) do ritual. Atabaqueiro ou curimbeiro: é aquele que apenas percurssiona. (ver ogã do Candomblé)

Uma pessoa que nasce com o cargo de ogan não é capaz de incorporar, porém isso não impede que outras formas de mediunidade sejam desenvolvidas. Por exemplo, um Ogan pode trabalhar com a psicografia, pode ter a visão dos desencarnados, pode ouvi-los, sentir sua presença, ter uma ótima intuição, etc.

O Ogá se dedica em diversos âmbitos do Candomblé, como aprender os toques e ritmos, as cantigas, os animais, as folhas, adúràs e sàsányìn, copar, etc. Ogán com o tempo pode se tornar um conhecedor de folhas (Èwé), que aprenderam desde como colher e cantar as folhas específicas de cada Òrìsàs.

atabaques

Os atabaques se constituem de tambores cilíndricos ou ligeiramente cônicos, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode. São tocados com as mãos, com duas baquetas (agdavis), ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor.

TIPOS DE OGÃS

  • Ogã de canto – aquele que só emite as curimbas;
  • Ogã de atabaque – aquele que “bate” em busca das vibrações;
  • Ogã de caboclo – embora já não seja mais realizada, a preparação do Ogã de caboclo refere-se a uma segurança muito importante para aqueles que, pelo toque dos atabaques, atraem as diversas falanges.

A hierarquia de um t erreiro é facilmente identificada: Pai-de-Santo (Mãe-de-Santo), Pai Pequeno (Mãe Pequena), Pai Menor (Mãe Menor), Cambono-chefe, Ogã, etc. O Pai-de-Santo/Mãe-de-Santo é quem dirige um terreiro de Umbanda e sua palavra tem a força da decisão.

Ou Ogã é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de candomblé. Um Ogan é o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos.

Filhos de Ogum são do ferro e da guerra – Veja suas principais características. Como seu pai cria suas ferramentas, os filhos de Ogum abrem seus próprios caminhos para o que desejam. Eles são conquistadores e agem de forma bastante artística.

Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo seu. axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na. beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz. e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa.

É usualmente tocado em rituais religiosos afro-brasileiros como o candomblé e umbanda, empregado para convocar as entidades (orixás, inquices e voduns).

Conga ou tumbadora é um tambor semelhante ao "atabaque", usado sozinho, em par ou trio, podendo ser sustentado por suportes, caso o instrumentista queira tocar em pé. O instrumento possui um casco cônico ovalado, quase como um barril (o que o diferencia do atabaque que tem casco cônico ou cilíndrico).