Qual o nome de quem tem fobia de borboleta?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Por exemplo, se a pessoa tem entomofobia (medo de insetos), é comum que ela entre em pânico ao ver uma barata ou uma borboleta.

1 – Fobia de vegetais: Lachanofobia
Geralmente, quem sofre dessa fobia tem medo excessivo de um vegetal em específico.

Por exemplo, se a pessoa tem entomofobia (medo de insetos), é comum que ela entre em pânico ao ver uma barata ou uma borboleta. Ainda que a primeira possa representar uma ameaça, a segunda é inofensiva, mas, em ambos os casos, a reação tende a ser exagerada.

Sentir medo de insetos e aracnídeos é importante para a sobrevivência e existem múltiplas causas para ele. Hereditariedade, mecanismo de defesa, cultura e deslocamento no subconsciente são apenas algumas das razões que fazem as pessoas se arrepiarem ao verem uma barata, uma aranha ou até mesmo uma borboleta.

Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos. Acrofobia é o medo irracional da altura.

anatidaefobia

Segundo a OMS, 10 milhões de brasileiros sofrem com fobia. Você tem medo de ser observado por pato? Parece loucura, mas acredite, existe inclusive um nome técnico para as pessoas que se apavoram só em pensar na situação: anatidaefobia.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar.

O tratamento deve ser interdisciplinar, com ênfase na reabilitação nutricional e acompanhamento psicológico (sobretudo com as técnicas cognitivo-comportamentais). Além disso, deve ser implementado o mais breve possível, em função das complicações clínicas associadas.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

Ao manusear uma borboleta, fragmentos da asa deste inseto podem ficar presos na sua mão. Se você coçar o olho depois, é possível que ocorra uma reação alérgica e nada mais. “Aconteceria o mesmo se entrasse poeira no olho”, explica Adarene.

Hortelã: Essa talvez seja a planta mais conhecida para a finalidade de espantar pragas. Sua propriedade aromática repele formigas, mariposas e borboletas, como a borboleta-da-couve, moscas, mosquitos e até mesmo ratos. Além de ter inúmeras utilidades gastronômicas e medicinais, você terá um eficiente repelente natural.

As mais indicadas são as bananas, o mamão e a goiaba. Essas são as frutas favoritas não somente das borboletas, como também dos pássaros. As plantas com néctar também ajudam a fornecer alimentos para as borboletas.

Os sintomas da Megalofobia (medo de coisas grandes)
Como você provavelmente pode imaginar um dos principais sintomas do medo de coisas grandes é a evitação. Indivíduos com Megalofobia vão abster-se de participar em atividades onde eles estão cercados por objetos ou condições que considerem muito grandes.

O que é hidrofobia? A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.