Qual o nome de Deus eu sou?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Yahweh

Yahweh é considerado o nome próprio de Deus. "Eu sou o que sou" é a designação mais específica para o Deus da Bíblia (Êxodo 3:14-15).

Assim, quando alguém diz: eu sou, é como se dissesse eu existo. E nessa expressão "Eu Sou o que Sou" (em algumas traduções lê-se "Eu Sou Aquele que Sou"), nós temos os dois sentidos de Javé, que Ele existe e de como Ele é.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Perfeição, soberania, unico, eterno, imutável, incontestável, inquestionável, palavra, puro, verdade, imaculado, Criador, oniciente, onipresente, oniparente.

"Com base em seus valores equivalentes, o hidrogênio se transforma na letra hebraica yod (y), o nitrogênio na letra hey (h), o oxigênio na letra vav (v) e o carbono na letra gimel (g). Essas substituições revelam que a antiga forma do nome de Deus, YH, existe como química do nosso código genético.

Yausha é o nome verdadeiro do filho do Altíssimo que contem o nome do seu pai Yauh, como está escrito em Filipenses 2vs9 E o altíssimo soberanamente o exaltou e lhe deu o nome que é acima de todo o nome. A palavra sha significa salvação em Israel Yausha significa Yauh salva.

Javé e Jeová
Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.

Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos. A carteira de identidade é também conhecida como RG, que significa registro geral.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

Deus, no momento em que me chama pelo nome, me revela a mim mesmo. Assim, meu nome se torna a minha própria vida, o meu patrimônio existencial, a minha realidade. A palavra “nome”, na linguagem bíblica, significa aquilo que torna a pessoa única.

Ele é JEOVÁ JIREH (Deus proverá).

Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”. A palavra shekinah tem várias grafias, entre elas, shekiná, shechina e shekina.

Este tetragrama significa “Eu Sou”, ou "Eu sou o que sou". Em reverência ao nome de Deus, os judeus passaram a substituir o nome YHWH (Jeová) por "ADONAY" que significa "Senhor”. Por isso, em muitas traduções do nosso idioma, Jeová aparece como “SENHOR”, com letras maiúsculas.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.

Yausha é o nome verdadeiro do filho do Altíssimo que contem o nome do seu pai Yauh, como está escrito em Filipenses 2vs9 E o altíssimo soberanamente o exaltou e lhe deu o nome que é acima de todo o nome. A palavra sha significa salvação em Israel Yausha significa Yauh salva.

Seu valor é constituído por 1,6180339887, ou simplesmente 1,6180.

De acordo com o texto fica claro ninguém criou Deus.
Pois, para seres humanos a existência está diretamente ligada ao tempo (dias, meses, anos). Quem é Deus segundo a Bíblia. Deus é o ser supremo Criador de todo o universo. Ele não tem princípio nem fim, sabe todas as coisas, com poder para fazer tudo.

No judaísmo, Deus é chamado Pai porque é o criador, o governador e o protetor. O cristianismo herdou esta concepção, dando ênfase à relação Pai-Filho revelada em Jesus Cristo. Bem, pense em que nomes as Escrituras usaram para revelar essas três pessoas para nós: Pai, Filho e Espírito.

Jesus é o Filho de Deus no sentido de que Ele é Deus manifestado em forma humana (Joao 1:1, 14). Jesus é o Filho de Deus e foi concebido pelo espirito santo. Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados”. …

Na Bíblia encontramos diversos títulos dados a Deus, como El, Eloá, Elohim, El Shaddai (Todo-Poderoso), Adonai, YHWH, Yahweh, Jeová, Javé, Jeová-Jiré, Jeová-Rafa, Jeová-Nissi, Jeová-Makadesh, Jeová-Shalom, Jeová-Eloim, Jeová-Tsidikenu, Jeová-Rohi, Jeová-Shammah, Jeová-Sabaoth, El Eliom (Altíssimo), El Roi, El-Olam, El- ...