Qual o nome das partes da perna?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A extremidade inferior pode ser dividida em várias partes ou regiões, conforme listado em baixo:

  • Quadril.
  • Coxa.
  • Joelho.
  • Perna.
  • Tornozelo.

região femoral

A coxa é também conhecida como região femoral, e seus músculos têm como principal função a movimentação da perna.

O posterior da coxa é formado por três músculos: Semitendíneo, semimembranoso e o bíceps femoral. Esses músculos juntos, também são chamados de isquiotibiais, nome dado em razão de todos eles se originarem no ísquio como um tendão comum, passam pelas articulações do quadril e joelho, e possuem sua inserção na tíbia.

Fêmur. Localizado na parte superior da perna (na coxa), o fêmur é o osso mais longo do corpo e também o mais forte. A parte superior do fêmur se conecta com o osso pélvico, o que permite a articulação do quadril.

Tíbia

Tíbia e fíbula
A tíbia, popularmente conhecida como 'osso da canela', é o maior e mais medial dos dois. Você pode palpar a borda anterior quando cursa seu dedo inferiormente no aspeto anterior de sua perna.

tibial anterior

O músculo que se aloja na porção anterior da perna é chamado de tibial anterior. Ele é responsável por elevar o pé na corrida (fazendo um movimento de flexão do tornozelo).

Coxa, com X, se refere à parte da perna entre o quadril e o joelho. Por exemplo: “minha parte preferida do frango é a coxa”. Enquanto cocha, com CH, tem três significados: recipiente feito de tronco de árvore, cabos usados nas embarcações, ou conjugação do verbo cochar, sinônimo de torcer.

Ele está localizado no compartimento anterior da coxa, juntamente com o músculo sartório. O nome do quadríceps femoral vem do latim e quer dizer "músculo de quatro cabeças". Ele é chamado assim pois é formado por quatro músculos individuais: reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio.

O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.

É bem provável que, em algum momento da sua vida, você tenha separado o seu treino de membros inferiores em quadríceps (parte anterior da coxa), isquiotibiais (parte posterior da coxa) e glúteos.

Os adutores são um conjunto de cinco músculos que se estendem pela face interna da coxa, desde a virilha até o joelho, sendo eles: pectíneo; músculo adutor curto e adutor longo (que vão desde a pélvis até ao fêmur); adutor magno; e gracilis, que vai desde a pélvis até à face interna do joelho.

Lesão muscular
Lesões musculares como contratura, distensão ou estiramento podem provocar mialgia na coxa. Causadas por excessos em atividades físicas, movimentos bruscos, fadiga muscular ou esforço prolongado, essa dor deve-se a contração inadequada do músculo ou rupturas de fibras musculares.

O músculo poplíteo é um músculo da camada profunda da região posterior da perna, tem sua inserção no côndilo lateral do fêmur e é responsável pela flexão e rotação medial do joelho.

Os Membros Inferiores (MMII)
Coxas: As coxas estão localizadas acima dos joelhos e atuam na sustentação do corpo. Elas são formadas pelo maior osso do corpo humano: o fêmur. Pernas: as pernas possuem a função de sustentação do corpo e estão localizadas entre os joelhos e os tornozelos.

[ Anatomia ] Parte da perna compreendida entre o quadril e o joelho.

Coxa é uma parte do corpo humano abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o fêmur (que é o maior osso do corpo humano) e os músculos pectíneo, iliopsoas, psoas menor, tensor da fáscia lata, sartório (que é o maior músculo do corpo humano), quadríceps femoral (compartimento anterior); adutor longo, ...