Qual o nome das membranas que revestem as fibras musculares?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Epimísio: É uma membrana de tecido conjuntivo que envolve o músculo. Perimísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve um feixe de fibras. Endomísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.

MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO
As fibras musculares são envolvidas por bainhas de tecido conjuntivo (epimísio, perimísio e endomísio) que mantêm as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro.

A membrana celular das células musculares é chamada de sarcolema, enquanto o citosol é chamado de sarcoplasma, e o retículo endoplasmático liso, de retículo sarcoplasmático.

O tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digestório e está relacionado aos movimentos peristálticos. O tecido muscular estriado esquelético possui contração voluntária. O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração voluntária e é encontrado no coração.

Endomísio é a camada de tecido conjuntivo, composta por fibras reticulares, que reveste cada fibra muscular. Pacientes com DC produzem anticorpos anti-endomisio (anti-EMA) das classes IgA, IgG e IgM.

A musculatura esquelética esta organizada da seguinte maneira: O conjunto de feixes de fibras musculares que compoem um músculo está envolto por uma cápsula fibrosa de tecido conjuntivo denominada epimísio da qual são transmitidos septos que penetram na massa muscular envolvendo cada feixes de fibras musculares.

Distinção entre tecido conjuntivo e tecido muscular liso
A principal diferença reside na posição dos núcleos das células nos dois tecidos. Na imagem inferior observe fibras tortuosas, algumas paralelas entre si, outras não.

O tecido muscular é composto basicamente por três tipos de fibras musculares: oxidativas de contração lenta (Tipo I, vermelhas e aeróbicas), intermediárias de contração rápida (Tipo II B, oxidativas glicolíticas) e as glicolíticas de contração rápida (Tipo II A, brancas, anaeróbicas).

A fáscia é definida como camadas de tecido conjuntivo resistentes e elásticas, que envolvem todo o corpo humano e são altamente inervadas, sendo dividida em fáscia superficial e fáscia profunda, formando assim uma única estrutura com várias camadas interligadas, como uma rede unitária tridimensional.

Ela pode ser: gelatinosa (tecido conjuntivo frouxo e denso), líquida (sanguíneo), flexível (cartilaginoso) ou rígida (ósseo). Desse modo, pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos de propriedades especiais, a saber: adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.

Deste modo as fibras musculares esquelética podem ser ordenar em três tipos de fibras sendo que duas delas são classificadas como fibras rápidas Tipo IIx e Tipo IIa (fibras de contração rápida) e fibra lentas classificada em fibra tipo I ( fibras de contração lenta).

A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo.

A membrana plasmática está presente tanto em procariotos quanto eucariotos, sempre desempenhando a mesma função. Por isso, a composição da membrana plasmática também é muito semelhante de um tipo celular para outro. A membrana plasmática é composta, predominantemente, por lipídios e proteínas.

e) Endomísio: é um fino revestimento de tecido conjuntivo que penetra no interior de cada fascículo e separa as fibras musculares individuais de seus vizinhos.

tecido epitelial

O tecido epitelial funciona como uma capa que reveste os órgãos externos (epiderme e córnea) e a parte interna dos órgãos ocos como é o caso do ouvido, nariz, estômago, pulmão, boca, útero, bexiga etc. Além disso, esse tecido tem também função secretora.