Qual o nome das dobras das paredes do intestino delgado?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O intestino delgado apresenta pregas, vilosidades e microvilosidades. As pregas são dobras na mucosa e submucosa desse órgão; as vilosidades são projeções do tecido epitelial presente na mucosa; as microvilosidades, por sua vez, são projeções da membrana plasmática localizadas em cada célula absortiva.

A mucosa do intestino delgado apresenta várias estruturas que aumentam a sua superfície, aumentando assim a área disponível para a absorção de nutrientes, são elas: (1) as pregas circulares, (2) as vilosidades ou vilos intestinais, (3) as glândulas intestinais e (4) os microvilos na superfície apical das células do ...

Mucosa: tecido epitelial de revestimento simples colunar com borda em escova e células caliciformes, tecido conjuntivo propriamente dito frouxo (lâmina própria), muscular da mucosa (fibras de tecido muscular liso).

O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

As placas de Peyer são grupos de folículos linfóides na mucosa do intestino delgado. Cada placa de Peyer de camundongo apresenta um agregado de oito a dez folículos linfóides (Ermak, 1986).

As pregas são dobras na mucosa e submucosa desse órgão; as vilosidades são projeções do tecido epitelial presente na mucosa; as microvilosidades, por sua vez, são projeções da membrana plasmática localizadas em cada célula absortiva.

Essas vilosidades e microvilosidades aumentam a área da superfície do revestimento do duodeno, o que permite uma maior absorção de nutrientes. O restante do intestino delgado, localizado abaixo do duodeno, consiste no jejuno e no íleo.

intestino delgado

O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular). A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.

Assim, o tubo digestório (trato gastrintestinal) é formado por quatro camadas distintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa.

A camada circular realiza os movimentos que promovem a mistura do bolo alimentar com os sucos digestivos, enquanto a camada longitudinal realiza os movimentos que impulsionam o bolo alimentar pelo tubo digestório. Imagem: Camadas musculares do TGI.

tecido epitelial

O tecido epitelial funciona como uma capa que reveste os órgãos externos (epiderme e córnea) e a parte interna dos órgãos ocos como é o caso do ouvido, nariz, estômago, pulmão, boca, útero, bexiga etc. Além disso, esse tecido tem também função secretora.

Anatomia microscópica
A mucosa consiste de epitélio colunar (cilíndrico) simples (lâmina epitelial), uma camada conectiva (conjuntiva) tecidual (lâmina própria) e uma camada muscular lisa (lâmina muscular).

O tecido epitelial é um dos quatro tipos básicos dos tecidos animais. Formado por células justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular.

Principais tarefas do íleo: quebra enzimática de nutrientes. absorção da vitamina B12 (com fator intrínseco do estômago), gorduras (especialmente ácidos graxos (gordos) e glicerol) e sais biliares. função imunológica (acesso e transferência de antígenos (antigénios)

duodeno

O duodeno é a menor parte do intestino delgado, com cerca de 25 cm que vão do piloro (um esfíncter localizado na parte inferior do estômago) ao jejuno.

Desenhe o intestino delgado.
O intestino delgado é um tubo ondulado comprido, que fica "apertado" debaixo do estômago, no centro do tronco, ocupando quase metade dele. Desenhe-o alguns centímetros abaixo do estômago propriamente dito, pois você vai adicionar o intestino grosso em seguida.

O GALT representa um sistema imune único no organismo, com funções de proteção contra patógenos e toxinas que entram em contato com as mucosas, de ataque a patógenos e de tolerância a elementos estranhos ao organismo que devem ser absorvidos e metabolizados (substratos energéticos).

Os componentes do MALT muitas vezes são divididos nas seguintes categorias: GALT: tecido linfóide associado ao trato gastrointestinal. Possui as placas de Peyer no íleo. BALT: tecido linfóide associado aos brônquios.

Microvilosidade ou Microvilo é a projeção microscópica da membrana celular, e seu interior é formado de 25 a 40 filamentos de Actina. Estão envolvidos em uma ampla variedade de funções, incluindo absorção, Secreção e a adesão celular.

A camada mucosa do intestino delgado apresenta longas projeções digitiformes, denominadas de vilosidades. As vilosidades são de crucial importância para o funcionamento do intestino, uma vez que ampliam a sua superfície, aumentando a absorção de água, íons e nutrientes provenientes dos alimentos.