Qual o nome das cavidades superiores do coração?

Perguntado por: egil7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral.

Assim como os vasos sanguíneos, o coração possui algumas peculiaridades, como as 3 túnicas, que são: endocárdio (interna), miocárdio (média) e pericárdio (externa), sendo essa semelhança originada da gênese embriológica do coração, um “superespecializado” vaso sanguíneo.

Pericárdio: é uma espécie de saco invaginado constituído de uma camada mais externa, chamada de pericárdio parietal, e de uma camada mais interna, chamada de pericárdio visceral. É este último que adere ao coração e forma a camada mais externa do órgão (epicárdio).

Existem quatro cavidades principais: as cavidades craniana, torácica, abdominal, pélvica e vertebral. Muitas delas são subdivididas em cavidades menores.

Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.

Átrio é um substantivo masculino da língua portuguesa que define o que seria o principal aposento dos primeiros templos da Roma Antiga. Atualmente, representa, normalmente, um pátio na entrada de uma casa ou prédio, como um grande salão de recepção.

O pericárdio consiste em dois sacos: o pericárdio fibroso externo e o pericárdio seroso interno. O pericárdio seroso consiste em uma camada parietal externa de frente para o pericárdio fibroso, e uma visceral interna próxima ao coração (epicárdio), e uma cavidade pericárdica entre estas duas camadas.

A cavidade pericárdica é o espaço potencial criado pela reflexão pericárdica, e é onde o fino filme de fluido pericárdico é mantido, permitindo que as duas superfícies sejam lubrificadas e deslizem uma sobre a outra sem nenhum atrito. Dois seios existem na cavidade, o seio transverso e o seio oblíquo.

O pericárdio é uma membrana dupla, semelhante a um saco, que envolve e protege o coração e as raízes dos vasos, separando-os de outras estruturas anatômicas que ocupam o mediastino (parte central da região torácica situada entre os pulmões, o esterno, a coluna vertebral e o diafragma).

Histologicamente, o coração tem três camadas de tecido: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.

O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

Inicia-se no ventrículo esquerdo, passa por todos os órgãos e retorna ao átrio direito. Leva o sangue arterial para os órgãos e retorna ao coração com o sangue venoso. O ponto de partida da circulação sistêmica é do lado esquerdo.

Répteis: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos), no entanto, em algumas espécies, o ventrículo é parcialmente dividido; Aves: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos); Mamíferos: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).

O septo atrial separa o átrio direito do átrio esquerdo (as duas câmaras de cima do coração), enquanto o septo ventricular separa o ventrículo direito do esquerdo.

O coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. O sangue chega ao coração pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. Ao chegar ao coração, ele flui para os ventrículos, e daí é impulsionado para outras partes do corpo.