Qual o nome das 7 camadas da pele?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

Saiba mais sobre elas:

  • Epiderme. É a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver a olho nu. ...
  • Derme. ...
  • Hipoderme.

Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:

  • Camada basal: Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme. ...
  • Camada espinhosa: ...
  • Camada granulosa: ...
  • Camada lúcida: ...
  • Camada córnea:

Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

A incisão de uma cesariana normalmente tem cerca de 12cm e o médico cortará a pele e as camadas de tecido abaixo dela (são 5) até o acesso ao útero, onde é realizada a incisão pela qual o bebê será retirado. Após a saída do bebê é retirada a placenta e feita uma sutura em cada camada aberta na cirurgia.

pele

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

Hipoderme

É a camada mais profunda da pele formada por lóbulos de adipócitos, o que a faz ser conhecida, também, como panículo adiposo.

Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural, que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea), no ouvido interno, no epitélio vaginal, nas meninges, nos ossos e no coração.

Diferença entre derme e epiderme
A epiderme é a camada mais superficial da pele. Entre as principais funções da epiderme estão a proteção do meio interno, além da absorção, difusão, excreção e filtração de substâncias. A derme está localizada imediatamente abaixo da epiderme.

A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.

As camadas da pele protegem o corpo contra várias situações, como: atritos, patógenos, perda intensa de água, além de atuar na termorregulação da pessoa e possuir receptadores que possibilitam as percepções de dor, tato, pressão e temperatura.

A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.

A derme é constituída de duas regiões distintas que são: a papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda. A região papilar está localizada logo abaixo das papilas dérmicas, é constituída por tecido conjuntivo frouxo. A região reticular é constituída de tecido conjuntivo denso não modelado.

Derme. Camada de gordura (também chamada camada subcutânea)

Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

A pele, apesar de sua aparência, é um órgão, e não um tecido como muitos pensam. Ela é formada por duas camadas principais, a epiderme e a derme, que, por sua vez, são formadas por tecidos diferentes. Assim sendo, a pele é um órgão porque é formada por mais de um tecido.

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, pois tem função de regulação e imunidade, além da proteção contra agentes externos e controle de temperatura.

Pela técnica tradicional são realizados sete cortes: pele, gordura, fáscia muscular, músculo, peritônio parietal (colado embaixo do músculo), peritônio visceral (que reveste a parede do útero) e, por fim, o útero.