Qual o nome dado para pessoa que não enxerga de perto?

Perguntado por: sconceicao3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Condição que pode acometer pessoas de qualquer idade, a hipermetropia é a razão da maioria dos casos de pacientes que surgem com relatos de dificuldade de enxergar de perto.

Quais são as diferenças entre eles? Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

Se você está tendo dificuldade para focar objetos e precisa afastar o braço para poder enxergar, esse é um dos sintomas que indicam a presbiopia. Ou seja, a falta de foco, a pessoa começa a afastar ou aproximar os objetos para facilitar a leitura. Geralmente ocorre devido ao desgaste natural dos nossos olhos.

Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

Os músculos ciliares, que movem o cristalino, não funcionam tão bem quanto antes e isso interfere na visão. Consequentemente, o cristalino perde sua elasticidade e surge a dificuldade em enxergar de perto. Como a principal causa desse problema é o envelhecimento, todo mundo terá presbiopia em algum momento.

O óculos que tem grau apenas para perto deve ser usado para as atividades a curta distância. Portanto não é necessário usar o dia todo, somente quando fizer atividades para perto, como leitura, costura e mexer no celular, para que tenha melhor qualidade visual nessas tarefas.

O que é Presbiopia? Com o avanço da idade, os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, começa normalmente aos 40 anos de idade e é algo que acometerá praticamente todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

Por ser uma tendência genética, o uso ou não de óculos não vai interferir no curso natural da hipermetropia. Essa evolução vai estar ligada apenas às alterações anatômicas de cada paciente.

A hipermetropia tem cura através da cirurgia refrativa. O óculos de grau apenas corrige a visão, mas não impede que o grau possa aumentar ao longo dos anos. Mas é possível conviver com o problema de visão sem grandes problemas usando óculos de grau, lentes de contato e até mesmo recorrendo à cirurgia refrativa.

Exame de refração
Ele verifica os erros de refração no olho e que geram problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia.

A presbiopia não tem cura, mas pode ser estabilizada com o diagnóstico e tratamentos corretos. Os tratamentos possíveis para essa doença são a utilização de óculos de grau, lente de contato ou cirurgia refrativa.

Como é feita a correção da Presbiopia? Se você tem menos de 60 anos, a melhor opção de tratamento é a cirurgia LASIK. A cirurgia de Presbiopia por laser é eficiente, segura e pode ser feita nos dois olhos ao mesmo tempo, permitindo uma boa visão para perto e longe.

Adaptação com o óculos multifocal
Nesse caso, a solução pode ser combinar dois óculos separados: um para longe e outro para perto – de modo que a pessoa varie a utilização dos óculos conforme as atividades do dia a dia. Então, se for ler um livro, pode utilizar óculos para perto.

Um olho perfeito sem astigmatismo tem 0 dioptrias. A maioria das pessoas tem entre 0,5 e 0,75 dioptrias de astigmatismo. Pessoas com uma medida de 1,5 ou mais geralmente precisam de lentes de contato ou óculos para ter uma visão clara. As siglas Cil.

Qual é o grau de um óculos para descanso? Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.

Além disso, quem tem Astigmatismo pode apresentar desconforto com a luz – o que chamamos de Fotofobia. O indivíduo também pode apresentar piora da visão a noite, dificuldade em ler letras pequenas , distorção de imagens, entre outras alterações.