Qual o nome da veia que carrega o sangue oxigenado?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

As artérias pulmonares são as únicas artérias do corpo humano que carregam sangue rico em gás carbônico e as veias pulmonares são as únicas veias com sangue rico em oxigênio.

O sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Essa artéria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, através de inúmeras ramificações, como a artéria coronária, a artéria carótida e a artéria braquial.

veia cava inferior

(B) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias do sangue capaz de se ligar a moléculas de oxigênio e assim transportá-las pelo corpo.

Veia pulmonar
Essas veias se encarregam de levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração. As veias pulmonares são quatro, sendo duas para cada pulmão: uma direita superior e uma inferior, além de uma esquerda superior e inferior.

mediastino médio

A veia cava superior é formada pela união das duas veias inominadas, direita e esquerda, e localiza-se no mediastino médio, à direita da artéria aorta e anteriormente à traquéia.

Veias e artérias são vasos sanguíneos que apresentam algumas diferenças. A primeira delas diz respeito à direção do transporte do sangue. Nas veias, o sangue segue dos tecidos do corpo em direção ao coração; nas artérias, o sangue flui do coração para as diferentes partes do corpo.

As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue oxigenado do coração para o corpo. As veias são os vasos sanguíneos que trazem o sangue com menos oxigênio e mais gás carbônico dos tecidos e órgãos ao coração.

artéria radial

A artéria radial também é clinicamente importante devido à sua localização no punho, já que sua pulsação pode ser palpada e usada para determinar a frequência cardíaca.

No sistema circulatório, o coração consiste funcionalmente em duas bombas distintas, separadas por um septo. A bomba direita recebe sangue desoxigenado do corpo e o envia aos pulmões. A bomba esquerda recebe sangue oxigenado dos pulmões e o envia ao corpo.

Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.

veia cava superior

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.

A veia cava inferior é a maior veia do corpo humano. Está localizada na parede abdominal posterior, à direita da aorta. Sua função é transportar o sangue venoso dos membros inferiores e das regiões abdominal e pélvica para o coração.

Veias são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue dos tecidos para o coração. As veias podem ser classificadas de acordo com seu calibre em: pequenas, médias e grandes. A maioria das veias, no entanto, apresenta pequeno ou médio calibre, com um diâmetro de 1 mm a 9 mm.

A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo.

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio para todos os órgãos do corpo.