Qual o nome da TPM de homem?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A TPM masculina, também conhecida como Síndrome do Homem Irritável (SHI), é o resultado de uma oscilação de testosterona, que costuma acontecer em casos como: Idade (os níveis de testosterona do homem começam a diminuir a partir dos 30 anos)

Irritabilidade, cansaço, aumento dos desejos, inchaço e cólicas. Parece que não são somente as mulheres que sofrem com os sinais da TPM (tensão pré-menstrual). De acordo com o jornal Daily Mail, uma pesquisa ouviu 2.412 britânicos, dos quais metade era do sexo masculino.

TPM é a abreviação do termo “tensão pré-menstrual”. É uma combinação de sintomas que algumas mulheres apresentam aproximadamente uma semana antes de menstruar. Os sintomas aparecem antes do início da menstruação (até cinco dias antes) e desaparecem durante a menstruação.

Já para os homens, o principal hormônio é a testosterona, cujo nível sérico sofre alterações durante as horas do dia, tendo seu pico por volta das 6 h e 8 h da manhã, e um declínio de até 35% durante o dia, voltando a aumentar novamente pelo meio da noite.

A diminuição de hormônios sexuais, conhecido nas mulheres como menopausa, também acontece nos homens, sendo chamado de andropausa. A queda na produção dos hormônios androgênicos, como a testosterona, é um processo natural que acontece quando o homem envelhece.

Você sabia que existe TPM masculina? De acordo com especialistas, há uma condição chamada Síndrome do Homem Irritável, que possui alguns efeitos similares aos provocados pela tensão pré-menstrual. A síndrome é caracterizada pela queda significativa da testosterona no organismo masculino.

“A dor de parto é diferente das outras dores e, no fim, tem o nascimento do bebê. Então, muitas vezes, apesar de ser uma dor rigorosa, a mulher acaba tendo uma aceitação melhor”, tranquiliza a médica. Poliani também defende que não existe relação entre a dor da cólica e a dor do trabalho de parto.

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4. Se for causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou gases, a cólica intestinal não costuma ter outros sintomas associados4.

A irritabilidade e as mudanças de humor podem se transformar em verdadeiras explosões de raiva, que prejudicam a vida pessoal e social da mulher. Até mesmo as mais apaixonadas são capazes de ter um ataque súbito de implicância e de mau humor com o namorado.

Ter relações sexuais todos os dias às vezes não é possível. Porém, o ideal é fazer sexo a cada dois ou três dias por semana, começando logo após o final do período menstrual. Isso pode ajudar a garantir que você tenha relação sexual quando estiver mais fértil.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Você sabia que existem diferentes tipos de TPM? Tem a TPM do tipo A, que provoca agressividade, do tipo C, da compulsão por doces, do tipo D, da depressão, do tipo E, do enjoo e cólica, e do tipo H, do inchaço.

A semelhança entre TPM e TDPM é que acontecem e terminam no mesmo período. A diferença é a intensidade dos sintomas e a natureza mais psíquica dos sintomas de TDPM e mais físicas na TPM. No TDPM os sintomas são intensos e afetam os relacionamentos.

Para se ter uma ideia, em média, a partir dos 12 anos, os órgãos sexuais masculinos já são capazes de produzir espermatozoides.

Do ponto de vista fisiológico, a janela de tempo com maiores chances de engravidar é dos 20 aos 29 anos, sendo o pico reprodutivo aos 25 anos. Durante esse período, o aparelho reprodutor está totalmente desenvolvido e preparado para receber uma gravidez. Após esse ciclo, a fertilidade diminui gradativamente.

As concentrações sanguíneas de testosterona têm seu pico por volta de 6:00h as 8:00h da manhã e sofre um declínio de até 35% durante o dia, antes de começar a aumentar nova- mente pelo meio da noite [13].

Andropausa: com qual idade começam os sinais? Após os 40 anos de idade ocorre uma redução progressiva na produção da testosterona, sendo que depois dos 60 anos, o quadro clínico pode ficar mais evidente.