Qual o nome da teoria de Karl Marx?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Seu conceito dialético, chamado de materialismo histórico dialético, proporciona uma nova visão para a análise social e científica sobre a história da sociedade.

1. "A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa." Essa é talvez a frase mais famosa de Marx. Nela, o que está posto é uma reflexão sobre a importância de se conhecer os acontecimentos passados a fim de transformar o presente e o futuro, evitando reproduzir os erros já cometidos.

O sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) foi responsável pelo desenvolvimento de uma teoria social inovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais, ou seja, dos processos de interação humana no âmbito da sociedade.

As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho.

Os marxistas acreditam que o Estado socialista é a melhor forma de organização social, com a presença da propriedade comunitária. Assim, o socialismo é a estrutura política que o marxismo adequa para a construção de uma conjuntura social, política e econômica mais igualitária.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

O marxismo baseia-se em um entendimento materialista do desenvolvimento da sociedade, tendo como ponto de partida as atividades econômicas necessárias para satisfazer as necessidades materiais da sociedade humana.

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Criou as bases da doutrina comunista, na qual criticou o capitalismo. Com suas obras filosóficas, Marx deu origem a um conjunto de ideias que foram chamadas de Marxismo e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.

O sociólogo alemão Karl Max defendia a ideia de que a desigualdade social estava atrelada ao modo de produção capitalista. A concentração de riqueza na mão da minoria, na sua visão, não era justo e por isso argumentava que o proletariado deveria se rebelar contra o sistema e provocar mudanças socioeconômicas.

O sociólogo norte-americano Randall Collins reúne as tradições teóricas da sociologia em quatro grandes grupos: teoria do conflito, teoria da escolha racional ou utilitarista, teoria funcionalista ou durkheimiana e a teoria do micro-interacionismo.

“A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1905)
É o livro mais conhecido de Max Weber pois conta com suas principais teorias, como a sociedade da teologia, teoria das ações e da dominação. Nessa obra ele destaca como o protestantismo está relacionado com o capitalismo ocidental.

Desenvolveu uma teoria que aproximava a origem do capitalismo à religião protestante; Desenvolveu a teoria da ação social como método de análise sociológica.

Marx criticava a acumulação típica do capitalismo, que criava um abismo entre as classes sociais cada vez maior. O teórico refletiu nas suas obras sobre as diferenças sociais e o embate entre as camadas mais ricas e mais pobres da sociedade ao longo da história.

Junto a Friedrich Engels, elaborou uma teoria política que embasou o chamado socialismo científico. Suas contribuições para a Filosofia Contemporânea incluem, além da análise social e econômica, um novo conceito de dialética, baseado na produção material da humanidade.

Para Marx, só existem duas classes sociais: Burguesia: representada pelos donos dos meios de produção, como fábricas, indústrias, máquinas, fazendas e ferramentas presentes nelas, ou seja, tudo aquilo que serve para produzir algo. Proletariado: Configurada pelos trabalhadores dos espaços explorados pela burguesia.

O marxismo (socialismo científico) foi fundado por dois pensadores revolucionários alemães: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820- 1895), em meados do século XIX.