Qual o nome da raça brasileira?

Perguntado por: ataveira3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Entre as raças brasileiras, é uma das mais conhecidas. O fila brasileiro é fruto de cruzamentos entre cães nativos do Brasil e algumas raças que foram introduzidas pelos colonizadores portugueses, como buldogue, mastiff e bloodhound.

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.

Como resultado da diversidade étnica da América Latina, hispânico e latino são considerados, pelo censo americano, como um grupo étnico, e não uma "raça".

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Miscigenação no Brasil
A miscigenação do povo brasileiro é bastante evidente e intensa, principalmente devido à presença de diferentes etnias que colonizaram e residiram no país, como europeus, asiáticos, africanos e indígenas, que já habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses.

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

A denominação “amarela” se refere aos descendentes de japoneses, chineses, taiwaneses, coreanos e outros grupos cujas famílias saíram do Leste Asiático para o Brasil.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

« Distinguem-se três raças humanas:

  • a raça negra (descendentes de Cam) povoou o sul que hoje é a África;
  • a raça amarela (descendentes de Sem) se desenvolveu na Ásia oriental;
  • a raça branca(descendentes de Jafé)seguiram ao leste, hoje Europa;

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

A América Hispânica é o conjunto de países do continente americano onde se fala espanhol como língua oficial. Então, um brasileiro não é hispano-americano, mas sim latino.

Aprovada pela comunidade. Pois o Brasil faz parte da América Latina. A América Latina engloba 20 países que falam línguas românicas, que derivam do latim, como por exemplo o Português. Por isso os Brasileiros são considerados latinos americanos também!