Qual o nome da Pombagira feiticeira?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Maria Padilha é uma figura muito importante na cultura esotérica e nas tradições afro-brasileiras. Ela é conhecida como a pomba-gira feiticeira, considerada uma entidade espiritual que ajuda as pessoas em diversos aspectos, especialmente na área do amor e da sensualidade.

As Ìyá mi, ancestrais míticas, são a máxima representação do poder feminino. Também são chamadas de Ajé, que em yorubá significa bruxa ou feiticeira.” Dentre as Ajés, a mais temida é Ìyá mi Oxorongá.

Pombagiras Conhecidas – As mais conhecidas são Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira ...

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Pombagira Maria Mulambo
É a mais amável e feminina, caridosa e delicada (essas também são características de quem tem Pomba Gira Mulambo em sua energia).

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

A Bruxa de Évora ressurge da mistura das crenças e dos ritos de índios e colonos, gerando o Catimbó, primeiro culto sincrético do nosso país. O Catimbó é feitiço, bruxedo, coisa- feita, com seu receituário, seu espiritismo, seus conselhos de bem-viver, seus amuletos e dietas para afastar fantasmas e mulas- sem-cabeça.

Joana Prado Belfort (São Paulo, 22 de junho de 1976) é uma empresária brasileira, naturalizada norte-americana, que iniciou sua carreira artística como dançarina e modelo. Ficou nacionalmente conhecida por sua personagem de dança, Feiticeira.

Feiticeira Escarlate (Marvel)

Em resumo, a Zatanna é considerada a mais poderosa feiticeira da DC Comics por sua magia única e versátil, além de suas habilidades de combate.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Ligiéro (2003) nos esclarece que dentre as pomba-giras, Maria Padilha, reconhecida na umbanda brasileira, aparece no Brasil pela primeira vez na voz de uma feiticeira degredada chamada Maria Antônia, que penitenciada pelo Santo Ofício deixou Lisboa em 1713, a caminho de Angola, onde permaneceu por dois anos, ...

Maria Mulambo ou Maria Molambo é uma falange de pombajiras da Umbanda e da Quimbanda. Entre as oferendas mais comuns para a entidade, estão sete rosas, o marafo e saia de cetim. Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã

Suas cores são o vermelho e o preto, e ela é representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas são o champanhe, o vinho, as bijuterias e os batons. A saudação à Pomba-Gira é "Laroyê". A Pomba-Gira não trabalha para Exu - e sim ao seu lado.

Personagem das mais importantes da devoção brasileira, eis a Pombagira, a grandiosa dama da noite, rainha das ruas, dos cemitérios e das encruzilhadas.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Quando incorporadas, usam vestidos coloridos (geralmente de cores fortes, como vermelho ou preto), gostam de bebidas doces - mas também cachaça e cerveja -, rosas vermelhas, bons perfumes, leques, joias e outros acessórios marcantes.

A antagonista do novo jogo é apresentada como filha de Mephisto, um dos Lordes do Inferno, e figura influente no panteão demoníaco. No enredo, Lilith é conhecida como a Rainha dos Succubi e é uma personagem complexa e controversa.