Qual o nome da Pomba Gira do cemitério?

Perguntado por: oflores2 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

pomba gira maria padilha rainha do cemitério.

O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.

Atributos e falanges
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha, Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana, das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia .

As mais conhecidas são Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira e Pombagira ...

Os chamados "vigilantes da memória" não são judeus, mas trabalham pela preservação dos locais, que têm sido alvo de depredação e de profanação de grupos neonazistas. O último ataque aconteceu no início de dezembro, quando mais de cem túmulos do cemitério de Westhoffen apareceram pichados com suásticas.

Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.

O guardião do cemitério: Inspirados pelos espíritos preto-velho Pai Barnabé Capa comum – 1 janeiro 2017. Enquanto levava Nestor para acompanhá-lo em alguns trabalhos, o pai descobre que o filho possui um dom. Uma dádiva concedida por Deus! O menino presencia cenas do passado como em um filme.

Para Valdete, se analisarmos bem, lavar a roupa significa se desfazer da tristeza que envolveu o momento do velório. Sempre que se passa por uma situação estressante se recomenda tomar um banho e colocar roupas limpas. “Isso ajuda a se distanciar das lembranças ou da experiência estressante”, enfatiza.

Pombagira: 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres. Exu: 24 de gosto e 13 de junho (no sincretismo com Santo Antônio)

Quem é o dono do cemitério? Resposta: O Seu Pultura.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

Ligiéro (2003) nos esclarece que dentre as pomba-giras, Maria Padilha, reconhecida na umbanda brasileira, aparece no Brasil pela primeira vez na voz de uma feiticeira degredada chamada Maria Antônia, que penitenciada pelo Santo Ofício deixou Lisboa em 1713, a caminho de Angola, onde permaneceu por dois anos, ...

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Pombagira Maria Mulambo
É a mais amável e feminina, caridosa e delicada (essas também são características de quem tem Pomba Gira Mulambo em sua energia).

Atrair amor
Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém. Coloque ao lado uma taça de champanhe e um copo de água, que serão despachados no dia seguinte pela manhã em água corrente da pia mesmo.