Qual o nome da planta que parece de mentira?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Da mesma família que a Aloe, Asphodelaceae, a “suculenta de vidro” recebe o nome científico de Haworthia cooperi e é nativa da África do Sul. Ela cresce devagar e tem a ponta transparente para permitir a entrada da luz – e é o que dá o efeito bonito à planta.

A comigo-ninguém-pode é uma planta cercada de superstições e muito utilizada em simpatias. Segundo as crendices populares, é indicada contra o mau-olhado e para afastar a inveja. Também protege o lar de energias negativas e de pessoas mal-intencionadas.

A paisagista conta que, em épocas mais úmidas, a zamioculca pode "chorar" com maior frequência, já que a água demora para evaporar, ficando mais tempo no vaso. "Ela não gosta de excesso de água porque sua raiz acumula nutrientes e água.

Para os adeptos do Feng Shui, a zamioculca é um verdadeiro “xodozinho”. Ela filtra energias negativas, atrai proteção, sorte e prosperidade. Além disso, é conhecida por ser um ótimo escudo e desempenha um bom papel na entrada de ambientes – assim como a espada de São Jorge.

Normalmente, a Zamioculca costuma ser colocada na porta de entrada das casas, justamente por ser conhecida como uma planta que atrai dinheiro e riqueza.

A substância de oxalato em forma de ráfides, presente em toda a extensão das folhas da planta comigo-ninguém-pode, ao entrar em contato com os olhos e boca pode provocar graves irritações nas mucosas, dor, inchaço, ardor, espasmos nas pálpebras e até lesões na córnea.

A planta comigo-ninguém-pode deve ser cultivada preferencialmente em meia-sombra ou em sombra total. Não recomenda-se o cultivo diretamente ao sol.

A comigo ninguém pode é uma Herbácea também conhecida pelo seu nome ciêntifico Dieffenbachia Amoena, é uma planta que pode ser utilizada para uma série de aplicações, seja apenas para a decoração de um ambiente, ou para a eliminação de insetos e outras pragas que afetam uma residência.

Excesso de regas na zamioculca
Se as regas não diminuírem ou, se a planta está num local de alta umidade e sem drenagem, o problema vai aumentando até que, o caule começa a apodrecer. Isso porque a zamioculca possui um reservatório natural de água e nutrientes em suas raízes, parecida com uma batata.

Ela cresce de forma saudável na sombra ou em ambientes mais escuros. Outra vantagem é que a planta zamioculca também não precisa de muita água, apenas duas vezes por semana. Ela deve ser plantada em vasos largos (geralmente vasos médios ou grandes são capazes disso), com boa drenagem e terra adubada.

Com o solo encharcado, as folhas podem amarelar e apodrecer o rizoma da zamioculca, que nada mais é do que o caule subterrâneo dela. Caso algumas folhas mudem de coloração, é importante removê-las para não comprometer a sua saúde e, assim, cuidar novamente para que isso não aconteça.

Dinheiro-em-penca
Se o que você precisa para tirar as suas metas do papel é um dinheirinho extra, contar com a plantadinheiro-em-penca” vai trazer muita sorte. A espécie é conhecida por atrair bens de consumo e deve ser colocada próxima a objetos de valor.

Kalanchoe

Flor-da-fortuna
Também conhecida como Kalanchoe, ou Kalandiva (com pétalas dobradas), acredita-se que atrai dinheiro e pode equilibrar a energia do ambiente. É uma espécie para ser cultivada na sombra, que gosta de solo leve e bem drenado.

Zamioculca
Ela sobrevive muito bem em ambientes internos e precisa ser regada de 2 a 3 vezes por semana – ou apenas 1 vez, no inverno.

A árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa) é uma planta de meia-sombra, que cresce lentamente e pode atingir até 5 m de altura. Para chegar ao seu tamanho máximo, a planta leva em média 20 anos. Sua folhagem verde escura lembra trevos-de-quatro-folhas.