Qual o nome da planta que chora?

Perguntado por: holiveira6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

zamioculca

A paisagista conta que, em épocas mais úmidas, a zamioculca pode "chorar" com maior frequência, já que a água demora para evaporar, ficando mais tempo no vaso. "Ela não gosta de excesso de água porque sua raiz acumula nutrientes e água.

Apesar de vermos normalmente no campus as gotas caírem de tipuanas, porque elas são as mais comuns nos espaços de circulação, várias espécies de árvores podem passar pelo processo que causa os pingos, resultado de uma relação de parasitismo. “O que cai, na verdade, é uma excreta que vários insetos soltam”.

Trata-se de manifestações que são interpretadas como o ”choro” de um vegetal, geralmente de porte arbóreo cujos galhos liberam uma substância liquida sob forma de água.

Gerânio– Escuro –significa a tristeza; Rosa – a preferência; Vermelho – o consolo.

Claudia, queimaduras nas pontas do lírio-da-paz costumam ser sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. O primeiro caso é bem fácil de resolver: basta acrescentar um pouco de composto orgânico à terra do vaso e mexer bem, regando por cima depois.

Esse fenômeno é normalmente percebido pela manhã, e as pequenas gotinhas de água ficam localizadas na borda ou no ápice da folha. A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente.

Para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, as plantas precisam transpirar, porém quando a umidade do ar está elevada, a transpiração vegetal pode ser lenta demais e nesse momento que os hidatódios entram em ação, para compensar a transpiração, inclusive à noite.

No caso da jiboia, que encanta por suas folhas em formato de coração, acredita-se que ela é uma espécie sagrada que garante proteção. Cientificamente chamada de Epipremnum pinnatum, a planta, que afasta energias negativas do lar, é resistente e superfácil de cuidar.

Uma árvore da espécie sibipiruna tem chamado a atenção por jorrar água de dentro do tronco para fora. Perto das raízes, um pequeno buraco é passagem de água que mina para fora.

Graças a este sistema, muitas aldeias em África e no Índico têm conseguido sobreviver durante muitas gerações. Os fascinantes baobás são também conhecidos como as "Árvores da Vida" ou "árvores-garrafa", e não fornecem apenas água.

Também é conhecida como Macieira da Areia ou Macieira da praia - mas árvore da morte é o apelido que melhor descreve a realidade. Sua seiva leitosa contém forbol, um componente químico perigoso. Só de encostar na árvore, sua pele pode ficar horrivelmente queimada.

Encontrada na região norte do Amazonas, na Amazônia Peruana, no Equador e na Colômbia a Croton lechleri, popularmente conhecida como Sangue de Dragão, pertence à família Euphorbiaceae, e tem uma característica que a destaca entre as demais árvores: ela 'sangra'.

Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta.

No interior dessa espuma crescem as ninfas que sugam a seiva e excretam grande quantidade de liquido que escorre do local pingando assim no solo. Esse acontecimento é conhecido como “choro da árvore” que, nada mais é que parte da cadeia alimentar dos seres vivos.