Qual o nome da planta do Domingo de Ramos?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

As folhas de palmeiras são as mais utilizadas nessa celebração e simbolizam a humildade e proteção de Deus para com seus filhos. Além disso, os ramos de oliveira são um sinal por excelência da renovação da fé em Deus.

Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades costumam levar ramos de palmeiras, que servem para fazer chá, para Celebrar a Entrada Triunfal, cantando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Esses ramos abençoados não podem ser guardados ou descartados de qualquer forma, pois servem de remédio, proteção e, acima de tudo, memória do compromisso que cada católico assumiu como seguidor de Cristo.

“O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano” (Salmo 92.12). Sempre que vejo uma daquelas árvores enormes, que a gente quase não vê o topo, eu penso em como são as suas raízes.

É da tamareira que vamos aquitratar, uma árvore de grande estima e valor no Egito, Palestina e Arábia. Dizem os árabes que a palmeira tem tantos usos quantos são os dias do ano. A sua tâmara foi e é um artigo familiar de alimentação.

As folhas de palmeiras são as mais utilizadas nessa celebração e simbolizam a humildade e proteção de Deus para com seus filhos. Além disso, os ramos de oliveira são um sinal por excelência da renovação da fé em Deus.

É indicado que eles sejam queimados e suas cinzas sejam jogadas na terra ou que eles sejam enterrados. Na igreja esses ramos são recolhidos, queimados e suas cinzas são guardadas até o próximo ano para serem abençoadas e usadas na Quarta-feira de Cinzas.

Entre os ramos mais comuns a serem usados estão o de espécies como oliveiras e palmeiras. No entanto, de acordo com a Igreja Católica, qualquer planta pode ser usada. Ou seja, você pode levar o ramo ou galho de qualquer planta que tiver perto da sua casa.

"O ramo tem um significado de prosperidade, começo, novo e fases de mudanças. Em algumas estações do ano, os ramos ficam secos, mas todos sabem que meses após essa fase seca, novas folhas e flores irão surgir, trazendo um renascimento da vida."

vermelho

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.

O círio pascal representa a luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim, uma vez que Jesus falou: " Eu sou o princípio e o fim.

ramo verde

O ramo verde deve ser colocado em frente a porta, portão ou sacada, em um local visível para mostrar a fé e também ser sinal da Igreja viva em cada uma das residências.

Uma corrente iniciada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugeriu aos católicos que coloquem um ramo nas janelas ou nas portas, em local bem visível, para o Domingo de Ramos, neste dia 5 de abril - que é quando os fiés relembram a entrada de Jesus em Jerusalém, que é recebido pelo povo.

Como a passagem da própria bíblia diz, os ramos mais comuns na época eram de palmeiras. Mas o ramo levado a ser benzido pode ser de qualquer árvore frondosa. O que fazer com o ramo depois? Na igreja, é costume queimar os ramos e usá-los na quarta-feira de cinzas.