Qual o nome da pessoa que tem medo do escuro?

Perguntado por: rteixeira7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

Escopofobia é o medo de ser olhado ou encarado por outras pessoas.

Cada um deles pode ser extremamente assustador para algumas pessoas. Esse medo excessivo de animais, objetos ou situações é classificado pela ciência como fobia. Por mais inofensivo que seja, o sono entra na lista de temor. O medo de dormir a ponto de se tornar um distúrbio é conhecido como somnifobia.

O medo do escuro é uma coisa extremamente normal e está na lista dos 10 mais comuns na humanidade. Ele, na verdade, não é causado pela ausência da luz, mas de que algum perigo possa aparecer sorrateiramente. E o mais curioso é que, apesar de ser ruim para quem o sente, ele tem, lá no fundo, uma boa causa.

Autofobia ou Monofobia. Outro motivo que pode levar as pessoas a ter medo de dormir sozinhas é a autofobia ou monofobia. Essa fobia está relacionada ao medo de ficar sozinho em diversos momentos ou situações emocionais. Uma pessoa que sofre de autofobia teme desde estranhos até não ser amado.

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

Boca seca, náuseas, transpiração excessiva e tremores no corpo. Esses são alguns dos sintomas vividos pelas pessoas que sofrem com a Glossofobia.

Germofobia é um termo usado por leigos para descrever o medo exagerado de germes.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas.

Também conhecida como ansiedade social, a fobia social é um transtorno que se enraíza no medo de ser julgado, rejeitado ou mesmo ter seu desempenho avaliado negativamente em determinadas circunstâncias ou situações sociais.

Uma síncope (desmaio) pode ocorrer durante o sono sim porque existem inúmeras causas de síncope e existe a possibilidade de certas causas gerarem síncope com o paciente deitado e até mesmo dormindo.

A iluminação adequada é uma grande aliada para combater o medo do escuro! Ela precisa ser indireta, ou seja, não pode ser colocada em lugares que irão incomodar diretamente a criança e prejudicar o sono.

Em geral, situações de estresse ou ansiedade durante o dia tendem a aumentar a chance de você ter pesadelos durante a noite. Estima-se que 30 a 50% da população pediátrica e até 8% da população adulta tenham sonhos perturbadores frequentes, às vezes até semanalmente.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

eisoptrofobia

Na lista das fobias mais “incomuns” há a eisoptrofobia, quando a pessoa não consegue se olhar no espelho, com medo de enxergar fantasmas ou outros seres alienígenas.

Quais as formas de lidar com o medo?

  1. Entenda profundamente seu medo. É preciso definir o medo (o que exatamente provoca essa sensação) e em quais situações ele aparece. ...
  2. Pratique o autocontrole e a autoanálise. ...
  3. Exponha-se ao medo gradualmente. ...
  4. Compartilhe o seu medo com outras pessoas. ...
  5. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

Dificilmente conseguimos identificar qual o fator que desencadeou o surgimento de pesadelos, entretanto, se o pesadelo ocorre exclusivamente quando dormimos de barriga para cima, pode ser um sinal de distúrbios da respiração durante o sono, como o ronco e a apneia do sono.

A insônia fatal é uma doença causada por príons rara, que interfere no sono e leva à deterioração da função mental e perda de coordenação. A morte ocorre em alguns meses ou até alguns anos. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças causadas por príons. leia mais ).

Embora a depressão não seja considerada uma doença degenerativa, os pacientes que sofrem de depressão persistente apresentam mudanças nos padrões de inflamação cerebral, fator que indica que não se trata de uma condição estática, mas possui um caráter progressivo.

O medo mais comum de todos é a aracnofobia, que é o medo de aranhas. Ela se manifesta como uma angústia que a pessoa sente ao imaginar que tem uma aranha perto dela, ao ver um vídeo de uma aranha ou ao ver uma foto de uma aranha. Esse é, de longe, o medo mais comum entre os tipos de medo que as pessoas podem ter!