Qual o nome da pessoa que se isola?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Hikikomori: o fenômemo das pessoas que decidem se isolar totalmente do mundo.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

O que leva uma pessoa ao isolamento? As principais causas de isolamento social estão relacionadas a diversos tipos de preconceito, tais como étnico, cultural, religioso e econômico. Muitas vezes, as pessoas (ou grupos) que sofrem algum tipo de discriminação podem preferir se isolar da sociedade.

“Esse comportamento é comum a todos os bipolares: a sensibilidade exagerada aos acontecimentos, ao estresse, ao que se diz e à opinião alheia e, consequentemente, ao isolamento.” É nesse ponto que as “pequenas manias” se mostram incapacitantes.

O agorafóbico sente ansiedade de estar em locais ou situações em que a saída seja difícil, como por exemplo, multidões, um supermercado muito grande ou um local onde o auxilio possa não estar disponível - mesmo que não haja previsão de necessitar este auxilio.

O isolamento voluntário
Pode ser a fuga em razão da falta de paciência com os outros. Alguém que não quer aborrecer-se, estressar-se ou ainda alguém que, simplesmente não sente vontade de estar com outras pessoas por mera deliberação ou necessidade de estar consigo mesmo.

O que é isolamento social? O isolamento social é o comportamento onde uma pessoa ou um grupo de pessoas, voluntaria ou involuntariamente, se afastam de interações e atividades sociais. Também ocorre quando pessoas são isoladas por terceiros.

3. Sensação de solidão. Em alguns casos, o indivíduo se sente tão sozinho que faz de tudo para chamar a atenção, criando uma dependência perigosa, mas também há a possibilidade de que o vazio existencial se manifeste como falta de propósito.

A solidão pode ser caracterizada pelo isolamento permanente, acompanhado frequentemente de sentimentos como desamparo e tristeza. Neste caso, o indivíduo pode estar nessa situação por ter dificuldades de socialização, ou por isolamento e exclusão proposital.

Segundo o psiquiatra Diego Freitas Tavares, a situação é diferente: “O isolamento é um dos sintomas do distúrbio e não agrava o quadro. É uma maneira que o depressivo encontra de se sentir seguro e melhor”.

Quem procura se isolar busca interesses egoístas e rejeita os bons conselhos.

Querer estar sozinho pode ser uma resposta a uma situação pontual da vida ou até mesmo uma característica de sua personalidade. Se acha que precisa de ajuda procure ajuda profissional.

A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem. Porém, também pode ser uma consequência direta desse isolamento, gerando um círculo vicioso em que a pessoa se isola por se sentir só e sente-se só porque está isolada.

As pessoas que preferem ficar sozinhas podem ser introvertidas, mas as conotações negativas associadas ao introvertido estão longe da verdade. As pessoas que conseguem apreciar e desfrutar de estar sozinhas realmente possuem uma força, confiança e compreensão de si mesmas que os extrovertidos podem não possuir.

Portanto, pães, massas, açucares, farinhas e carboidratos refinados, como arroz, batata e outros vegetais com alto teor de amidos e várias frutas, são proibidos nesse tipo de dieta.” “Muitos pacientes com transtorno bipolar são polimedicados – usam vários medicamentos.

O que é a crise de transtorno bipolar? A crise de transtorno bipolar é um episódio em que o indivíduo se enquadra na fase de depressão ou de mania. No primeiro caso, ele tende a ficar mais isolado e a se retrair. No segundo, apresenta um estado psíquico instável no qual é difícil de manter a funcionalidade.