Qual o nome da pessoa que quer atenção?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

A pessoa com transtorno de personalidade histriônica fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é. Ela frequentemente é uma pessoa cheia de vida, dramática, entusiasmada e paqueradora e, às vezes, encanta novos conhecidos.

Pacientes com transtorno de personalidade histriônica usam sua aparência física, agindo de forma inadequadamente sedutora ou provocadora, para chamar a atenção dos outros. Eles não têm um senso de autodireção e são altamente sugestionáveis, muitas vezes agindo de forma submissa para reter a atenção dos outros.

Em grande parte dos casos, esse desejo exagerado de mostrar que tem uma vida perfeita é sinal de que a realidade é um tanto quanto diferente. Esse comportamento acaba sendo utilizado como um mecanismo de defesa, para que o indivíduo busque externamente o reconhecimento que ele não está encontrando dentro de si.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

Transtorno da personalidade narcisista diz respeito a um tipo de problemas e histriônico a outro. O primeiro está relacionado a problemas do valor de si mesmo, estabilidade emocional. O transtorno histriônico por sua vez diz respeito a problemas ligados ao corpo, atuações, mas também a certa estabilidade emocional.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

Pessoa que gosta de se exibir: 1 exibicionista, ostentador, jactancioso, vaidoso, fiteiro.

Sinônimo de: concentração, cuidado, cautela, alerta, precaução, prudência, advertência, reparo, tento, juízo, olho, dedicação, zelo, desvelo, devoção, devotamento, ...

O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão generalizado de desconforto intenso com relacionamentos íntimos e com capacidade reduzida para tal, por cognição e percepções distorcidas e por comportamento excêntrico. O diagnóstico é por critérios clínicos.

O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

A pessoa com transtorno de personalidade esquiva reluta em falar sobre si mesma, porque teme ser ridicularizada ou humilhada. A pessoa com esse transtorno sente muita relutância em assumir riscos ou participar de novas atividades por motivos semelhantes.

Como identificar um narcisista: sintomas do transtorno de personalidade narcisista

  1. Sensação de grandiosidade. ...
  2. Necessidade excessiva de atenção. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Comportamento de vítima. ...
  5. Preocupações com coisas pequenas. ...
  6. Inveja. ...
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. ...
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

Um dos significados de exibicionismo é a mania de ostentação. Você já conviveu com uma pessoa que é tão fã de si mesma por ter conseguido algo que não para de falar disso?

Os transtornos de personalidade mais conhecidos são:
Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Transtorno de Personalidade Borderline. Transtorno Psicótico. Transtorno de Personalidade Paranóide. Transtorno de Personalidade Esquizóide ou Esquizotípica.

A distorção de autoimagem, ou dismorfia corporal (conforme conhecida na Medicina), é um transtorno em que o indivíduo se enxerga diferente da realidade. Há casos em que as pessoas com dismorfia corporal sentem uma preocupação excessiva com seus corpos.

Trata-se de uma doença psicológica e psiquiátrica, que gera mudanças repentinas de atitudes, as quais podem ser extremas e impulsivas. Assim, a pessoa com borderline pode ir de uma imensa euforia a um sentimento intenso de raiva, depressão ou ansiedade.

Contudo, o borderline espera que os outros gerenciem seu humor e o narcisista deseja que os outros aumentem sua autoestima; Vivem em realidades alternativas nas quais os sentimentos criam fatos; Projetam seus sentimentos de maldade em outras pessoas, que se tornam o alvo da culpa; Culpam a todos menos a si próprios.

Uma pessoa narcisista é basicamente alguém obcecado pelo seu próprio ego e que acredita fielmente que é a melhor em qualquer situação, habilidade ou tarefa tornando a maioria dos seus relacionamentos complicados por não aceitar menos do que acredita merecer.

Os sintomas de transtornos de personalidade narcisista apresentam um padrão de comportamento inflexível e concentrado em seu ego. Pacientes com esse diagnóstico exibem grande confiança e querem ser adorados. Mas, no fundo, escondem crenças de inferioridade, imperfeição e o temor de não serem amados.

O transtorno de personalidade histriônica, conforme o DSM V, é caracterizado por emocionalidade excessiva e busca por atenção. Semelhante ao transtorno de personalidade borderline, as pessoas com esta condição são demasiadamente apegadas às outras e se sentem vulneráveis diante da rejeição e indiferença.

Sintomas da dependência emocional

  1. Medo de ficar sozinho.
  2. Dificuldade de tomar decisões sozinho.
  3. Submissão.
  4. Baixa autoestima.
  5. Apego excessivo.
  6. Ciúme excessivo, que pode se tornar até uma violência física.