Qual o nome da parte da frente da panturrilha?

Perguntado por: ecruz2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O músculo que se aloja na porção anterior da perna é chamado de tibial anterior. Ele é responsável por elevar o pé na corrida (fazendo um movimento de flexão do tornozelo).

Sóleo – está localizado abaixo do músculo gastrocnêmio no compartimento posterior superficial da perna. Sua principal função é a flexão plantar do tornozelo e estabilizar a tíbia no calcâneo limitando a oscilação para frente.

Anatomia do membro inferior

  • Quadril.
  • Coxa.
  • Joelho.
  • Perna.
  • Tornozelo.

Os músculos posteriores profundos da perna fazem parte do que é comumente conhecido como musculatura de "panturrilha". Eles estão localizados profundamente ao tríceps (tricípite) sural. Função: flexão dos 4 dedos laterais, flexão plantar do tornozelo e suporte dos arcos longitudinais lateral e medial do pé.

A tíbia é o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna. É o segundo maior osso do corpo e serve de local para fixação distal do ligamento da patela, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso, o platô tibial, forma a superfície inferior da articulação do joelho.

s. f. Espécie de polaina basta, de coiro a meio curtir, para proteger a perna quando se roçam os tojos ou outras plantas espinhosas; vai na perna contrária à mão que maneja a fouce.

A panturrilha, ou tríceps sural, é um conjunto de três músculos localizados na parte de trás da perna: gastrocnêmio, sóleo e plantar.

Quando Procurar o Médico
Busque ajuda médica quando notar os seguintes sintomas: Dor, inchaço e rigidez em uma das pernas; Dor intensa que surge de forma repentina e afeta as panturrilhas; Sensação de queimação, vermelhidão e inchaço em uma das pernas.

O perónio é um osso longo da perna, estando situado na parte externa paralelamente à tíbia, embora seja muito menos grosso e resistente. A epífise superior, ou cabeça, encontra-se lateralmente articulada com a extremidade superior da tíbia.

O estiramento na panturrilha ocorre porque, durante o gesto esportivo de frear, o grupo muscular anterior da perna se contrai vigorosamente objetivando força, trazendo para si o tornozelo e o grupo posterior, a panturrilha estica-se contra a resistência, objetivando modular o movimento.

Tíbia: o maior e mais medial osso da perna, formando tanto a articulação do joelho quanto do tornozelo.

O tibial posterior é o músculo mais central e mais profundo dos músculos do compartimento posterior da perna. Está localizado posteriormente à tíbia, fíbula (perôneo) e membrana interóssea da perna.

Os músculos posteriores da coxa, também chamados de isquiotibiais, se originam na tuberosidade isquiática, que é uma protuberância óssea na parte posterior da pelve, e se fixam na parte alta da tíbia, o osso da perna, já próximo do joelho. Os músculos, desta forma, atravessam duas articulações: o quadril e o joelho.

A dor na batata da perna também pode estar associada à lesão muscular, trombose venosa, cisto de Baker, flebite, lesão no tendão de Aquiles, dor ciática, veias varicosas, aterosclerose, celulite infecciosa, entre outras.

O músculo poplíteo é um músculo da camada profunda da região posterior da perna, tem sua inserção no côndilo lateral do fêmur e é responsável pela flexão e rotação medial do joelho.

Bermuda Cargo
Essa bermuda tem o comprimento na linha média dos joelhos ou até mesmo abaixo. A bermuda cargo combina com ocasiões mais informais.