Qual o nome da máquina de calcular que John Napier inventou?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Baseado nos logaritmos de Napier, William Oughtred, em 1622, na Inglaterra, inventou um dispositivo de cálculo que foi denominado círculos de proporção.

Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração. Napier foi um dos que impulsionaram fortemente seu desenvolvimento, perto do início do século XVII.

John Napier é mais conhecido como o descobridor de logaritmos. Ele também inventou os chamados "ossos de Napier" e tornou comum o uso do ponto decimal na aritmética e na matemática.

Régua, Esquadro, Escalímetro, Gabarito: tudo para Desenho Técnico e Profissional.

História. A palavra régua é de origem francesa (règle) cujo significado é “lei ou regra” e sua utilização como instrumento de medida comparativa é verificada desde a idade do bronze quando evidências comprovaram o uso de símbolo circular indicando o valor zero em réguas graduadas na Civilização do Vale do Indo.

pascalina

A pascalina (nome dado por ele à calculadora) teve como antecessora o ábaco, que não era propriamente uma máquina e sim um instrumento criado entre 3 mil e 4 mil anos atrás na Ásia, que permite cálculos rápidos feitos por meio do manuseio de contas ou sementes secas, que deslizam sobre varetas paralelas dentro de um ...

Blaise Pascal

Blaise Pascal (1623-1662), filósofo e matemático francês, é conhecido como o inventor da primeira calculadora que fazia somas e subtrações.

Issac Newton

61) é aos gregos que se deve a idéia que dá sustentação ao Cálculo: Geralmente se diz que o Cálculo foi inventado por Issac Newton (1642-1727) e por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) durante a década de 1665-1675, mas isso não é inteiramente verdadeiro.

O logaritmo pode ser utilizado na Matemática Financeira para prever os ganhos obtidos por meio de investimentos. Inclusive, os logaritmos são essenciais para determinar tempo e juros compostos.

Definição de logaritmo
Chamamos de logaritmo de a na base b, representado por logab, o valor x, tal que a elevado a x seja igual a b. Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8. Log28 = 3, pois 2³ = 8.

Os logaritmos possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento, como na própria Matemática, em Química, Biologia, Geografia etc. Os logaritmos possuem várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Srinivasa Ramanujan foi um dos maiores génios matemáticos indianos. Fez contribuições importantes para a teoria analítica dos números e trabalhou nas funções elípticas, fracções contínuas e séries infinitas.

O conceito de logaritmos foi introduzido pelo matemático escocês John Napier (1550 – 1617) e aperfeiçoado pelo inglês Henry Briggs (1561- 1630). No ano de 1614, ou seja, a mais de 400 anos passados, Napier criou uma maneira de simplificar cálculos com a invenção dos logaritmos.

As réguas já estavam em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no Vale do Indo. Pesquisadores realizaram escavações em Mohenjo-Daro e encontraram um objeto dividido em unidades correspondente a 1,32 em (33,5 mm) e marcado com subdivisões decimais com uma precisão incrível, dentro de 0,005 (0,13 mm).