Qual o nome da mandioca em outros estados?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.

Mandioca - No Rio de Janeiro, mandioca é mais conhecida como "aipim", enquanto no nordeste é "macaxeira". Abóbora - Também conhecida como "jerimum" no nordeste, a abóbora, quando acompanhada da carne seca, dá origem ao delicioso "jabá com jerimum".

Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento.

Carira é um exemplo.

A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.

aipim

Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.

Rafael Silveira and 324 others like this. Dourados/Mato Grosso do Sul, chamamos de mandioca. É mandioca .

yuca {f.}

Mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga são termos brasileiros para designar a espécie Manihot esculenta (sinônimo M.

É outra que tem vários nomes pelo país a fora. No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim".

Características da mandioca
É possível que você conheça a mandioca por outro nome. Isso porque, no Brasil, o alimento recebeu inúmeras nomenclaturas distintas, entre elas: aipim, macaxeira, castelinha, macamba e maniva. O alimento se caracteriza pela casca marrom e pelo interior branco ou amarelado.

Macaxeira, aipim, castelinha, maniveira, aiapuã, mandioca.

Manihot esculenta, conhecida como mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, é uma planta da família das Euphorbiaceae.

Imagem da planta da Mandioca, (com o nome científico de Manihot esculenta Crantz) é designada no Peru pelos nomes de "yuca" e "mandioca", sendo que no Brasil conhece variadíssimas designações, consoante as regiões.

Tem sua origem no tupi maka'xera, conhecida também como 'mandioca mansa e aipim'.

Ela não serve pra ser comida cozida. A comestível é macaxeira. Nunca dizem mandioca, ou aipim. Já na Bahia, apesar de ser nordeste, usam a palavra aipim.

Na Colômbia, por exemplo, a mandioca – ou yuca – é muito utilizada. A receita pode ser servida como entrada, prato principal e até mesmo como sobremesa.

Os povos indígenas possuem várias explicações para o surgimento da mandioca, de modo que a o folclore deste alimento é rico. Mandioca em tupi-guarani significa “Mani-oca” ou “casa de Mani”, em homenagem a Mani, filha falecida de um pajé.

Os índios deram o nome da raiz de Mani e como nasceu dentro de uma oca ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.

A mandioca recebe um nome em cada região brasileira. É por isso que você encontra por aí a macaxeira e o aipim, mas todos se referem ao mesmo alimento.