Qual o nome da Madeira que fica atrás do Guarda-roupa?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O MDP é uma ótima opção também para quem costuma mudar-se muito, pois possui uma maior resistência à montagem e desmontagem. Normalmente o MDP é utilizado para compor a parte interna dos móveis, pois apesar de não aceitar um acabamento fino, ele é muito resistente.

Preço da chapa de MDF
O preço de uma chapa de MDF branca com 15mm de espessura e medidas de superfície de 1,85m x 2,75m varia, em média, entre R$ 300,00 e R$400,00.

São chapas formadas por madeira em formatos diferenciados (lâminas, fibras, partículas, etc.), processadas industrialmente em dimensões padronizadas. Foram desenvolvidas para substituir a madeira maciça na produção de móveis.

Material
Os melhores materiais para guarda-roupas e os mais utilizados na fabricação de móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.

Os painéis ARAUCO Melamina MDF são compostos por fibra de madeira de media densidade e são revestidos com papel decorativo impregnado com resinas sintéticas, prensadas sob temperatura e pressão. em padrões madeirados, unicores, tecidos, pedras e metais, revestidos em uma ou duas faces.

Gente, o calceiro para guarda roupa é um tipo de organizador ideal pra deixar as peças de roupas bem arrumadinhas, viu? E o bom é que você encontra modelos de diferentes tamanhos pra escolher e colocar dentro do armário.

Tipos de organizadores de guarda-roupa e closet
A organização do guarda-roupa ou closet é essencial para a rotina e, para facilitar essa tarefa, existem diversos produtos disponíveis. Um exemplo é o cabideiro, que apresenta vários ganchos para pendurar as roupas com praticidade, sem que fiquem amassadas.

No maleiro, dá para organizar as roupas de cama mais pesadas, como edredons, cobertores, e colchas. Há também a possibilidade de organizar malas de viagem e bolsas do dia a dia – vale também usar os nichos maiores para colocar ternos, calças e camisas.

O MDF cru costuma ser em torno de 20% mais barato que o compensado, também sem revestimento.

O que é MDP? O MDP (Medium Density Particleboard) é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem. Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.

Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.

O Lambril é um painel produzido em perfil adeira a partir de chapa de aço laminado a frio ou galvanizado, com formato padronizado ou sob encomenda para várias aplicações, como portões e portas de garagens.

Com face superior lisa e inferior corrugada, é uma chapa dura de fibras de eucalipto indicada para a fabricação de móveis residenciais, escritórios comerciais e aplicação em fundos de móveis e gavetas.

A madeira pinus é uma opção mais em conta para quem quer ter um armário feito em madeira maciça. Além desse diferencial no preço, o pinus também é mais sustentável que os outros tipos de madeira, já que é plantado através de reflorestamento. É uma madeira resistente, com bastante durabilidade e de boa qualidade.

O MDF – Medium Density Fiberboard, nada mais é que uma chapa feita através da junção de fibras/partículas de madeira triturada, acompanhado de resinas sintéticas e aditivos.

Além dos atributos que vimos anteriormente, o MDF vem mais processado e apresenta menos chance de empenar. Por outro lado, tem menor resistência à água do que a madeira maciça. Além disso, pode apresentar problemas em locais úmidos, o que deve ser levado em conta na produção do móvel.

O termo MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas. Ele costuma ser utilizado em artesanato, decoração, construção civil e fabricação de móveis – seu principal uso no Brasil.