Qual o nome da lâmpada que acende quando escurece?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A multinacional alemã Osram está fabricando a lâmpada Dulux el Sensor, indicado para o uso em áreas externas de residências e comércios. O produto possui um sensor incorporado que detecta automaticamente a incidência de luz natural. Acende ao escurecer e se apaga ao clarear o dia.

Lâmpada UV Germicida: o que é?

Conheça os principais tipos de lâmpada

  • Lâmpadas incandescentes.
  • Lâmpadas fluorescentes.
  • Lâmpadas halógenas.
  • Lâmpadas LEDs.
  • Lâmpadas de descarga (HID)

A instalação de um soquete com sensor de presença é super simples! Basta configurar o tempo que ele irá ficar ligado quando for acionado, e se ele funcionará somente quando não houver luz no ambiente. Feito isso basta enroscá-lo no receptáculo da lâmpada e logo em seguida enroscar a lâmpada no receptáculo.

Quanto tempo dura um sensor de presença? Todos os sensores têm ajuste de tempo de duração da luz acesa. Por meio de um botão no próprio produto é possível determinar qualquer duração a partir da detecção de presença, de 10 segundos a 10 minutos (conforme o modelo).

Elas são mais econômicas e funcionam segundo o princípio da luminescência. Uma substância é luminescente quando emite luz visível a baixa temperatura ao receber algum estímulo – por exemplo, luz ultravioleta, reações químicas ou radiação.

O preço médio de Refletor depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Refletor por valores entre R$ 16,86 e R$ 978,71.

Geralmente, é mais comum vermos lâmpadas bulbo sendo utilizadas em quartos ou espaços menores. Já as tubulares, por serem mais extensas, conseguem iluminar ambientes maiores, podendo ser uma boa escolha para salas de aula e laboratórios.

A lâmpada inteligente LED é composta por uma matriz RGB que possibilita a combinação de cores, chegando a 16 milhões de tons diferentes — além de oferecer a luz branca quente e fria, tonalidades das lâmpadas convencionais.

O que é luz negra? A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é em grande parte produzida pela fina camada branca que a envolve, composta por sais de fósforo.

A lâmpada fluorescente funciona através da ionização de átomos de gás argónio e de vapor de mercúrio confinados no seu interior. Após a ionização, estes átomos são acelerados pela diferença de potencial entre os terminais da lâmpada e emitem ondas eletromagnéticas ao retornarem ao estado natural.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes estão entre os tipos de lâmpadas mais comuns e existem desde 1938. Em comparação às incandescentes, elas consomem apenas 80% da energia e duram mais de 20x mais — até 24 mil horas.

Lâmpadas LED
Ou seja, a LED é capaz de proporcionar uma economia de quase 35% em relação à lâmpada fluorescente e uma economia de 90% com relação à incandescente.

Sendo assim, quando falamos em uma lâmpada com sensor de presença, queremos dizer que o sensor não precisa ser instalado à parte, pois ele já vem embutido na própria lâmpada.

Descrição. O Sensor de Presença com Fotocélula para Parede da Qualitronix ele funciona com vários tipos de lampada, sendo usado no teto. A fotocélula serve para detectar um movimento, detecta que há claridade no local, diferencia dia/noite, entende que não é preciso acender a lâmpada e assim economizando energia.

No geral, um sensor de iluminação tem a função específica de acionar automaticamente ao detectar algum tipo de movimento no seu raio de alcance. Quando isso acontece, a luz se acende e apaga assim que o mesmo sensor não detecta mais movimentos no ambiente.

Os sensores de presença geralmente são instalados no teto, próximos às lâmpadas ou lustres, mas podem também ser colocados nas paredes. Eles também podem ser utilizados em qualquer tipo de lâmpadas, como: incandescentes, fluorescentes, mercúrio e lâmpadas LED.

O sensor deve ser instalado em uma altura mínima de 2,2 metros e máxima de 4 metros. Ele possui ângulo de detecção de 360° e alcance de até 6 metros.

A diferença entre esses dois conceitos reside no tempo em que determinado objeto continua emitindo luz após a fonte ser apagada. Os objetos fluorescentes se apagam juntamente com a fonte. Os objetos fosforescentes mantêm sua luminescência, brilhando no escuro.

A eficiência luminosa das lâmpadas halógenas é de apenas 2% a 4%. Se a eficiência luminosa for melhorada, então uma luz mais brilhante é alcançada pelas lâmpadas LED, por outro lado, elas são 10 vezes mais eficientes que os halógenos e por isso são muito mais brilhantes que os halogênios.