Qual o nome da lâmpada que acende ao escurecer?

Perguntado por: dguedes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A multinacional alemã Osram está fabricando a lâmpada Dulux el Sensor, indicado para o uso em áreas externas de residências e comércios. O produto possui um sensor incorporado que detecta automaticamente a incidência de luz natural. Acende ao escurecer e se apaga ao clarear o dia.

São lâmpadas que produzem uma descarga elétrica de alta intensidade em seu interior, gerando uma grande quantidade de luz. LÂMPADA REFLETORA Pode ser uma lâmpada incandescente, fluorescente compacta ou HID com bulbo com superfície refletora.

A linha UP Light é uma opção moderna e sofisticada para iluminação. Sua luz é indireta, rebatida no teto, parede ou superfície, se espalhando com um efeito de luz homogêneo e gradativo, proporcionando ao ambiente a sensação de acolhimento e aconchego.

Esse tipo de luz é muito usado pela perícia para a análise de cenas de crime, pois alguns fluidos fisiológicos, tais como sêmen, saliva e urina, bem como fragmentos de ossos e dentes, fosforescem na presença da luz negra.

As lâmpadas inteligentes são controladas por voz ou por aplicativos por meio do Wi-Fi, proporcionando uma diversidade de configurações e possibilidades, como cores diferenciadas, intensidade e até timer para desligamento.

lâmpadas LED

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes estão entre os tipos de lâmpadas mais comuns e existem desde 1938. Em comparação às incandescentes, elas consomem apenas 80% da energia e duram mais de 20x mais — até 24 mil horas. As lâmpadas fluorescentes podem durar até 20x mais que as incandescentes.

Assim como o nome sugere, o refletor é um tipo de iluminação utilizado para refletir e direcionar luz a uma área específica. Que se diferencia de outros modelos de luminárias, devido a sua capacidade de iluminar grandes espaços, mas concentrar sua luz a um determinado ponto.

O refletor LED 200W pode chegar a 18 mil lumens, dependendo do modelo. Ele também ilumina até 16 metros, sendo indicado para áreas maiores. Atualmente, algumas empresas (como a Iluminim) já utilizam a tecnologia do microLED, em que LEDs muito menores do que os convencionais são agrupados em conjuntos de três.

Os refletores LED são os substitutos das lâmpadas e luminárias para uso em locais externos. Esses equipamentos fornecem uma iluminação forte e contam com uma estrutura reforçada que os protege contra poeira e mau tempo, incluindo chuva.

EFEITO: esse tipo de luz é próprio para a criação de momentos especiais, como eventos ou festas. TAREFA: ideal para leitura ou algum tipo de trabalho manual. DESTAQUE: como o próprio nome diz, esse tipo de iluminação destaca pontos específicos da arquitetura ou da decoração.

O Downlight LED é uma luminária de baixo consumo energético. Enquanto as convencionais utilizam 80% de energia para emitir 20% de luminosidade, o Downlight LED oferece 95% de luminosidade consumindo somente 5% de energia elétrica. Nos últimos anos ele tem sido usado para substituir as lâmpadas HQI.

A principal diferença, porém, é que as luminárias possuem uma maior capacidade de iluminação quando comparadas às lâmpadas.

A luz negra (ou blacklight) é uma iluminação versátil e multifuncional, que pode ser utilizada em armadilhas luminosas para captura de insetos, serigrafias, análises de testes, inspeções criminais e até na decoração de festas e eventos.

O que é a luz negra? É uma radiação ultravioleta, ou UV. Ela está no final do espectro de luz e, por isso, não a enxergamos. Ela foi inventada pelo norte-americano Philo Farnsworth, com o propósito inicial de melhorar a visão noturna e também para identificação de documentos e dinheiro falsificados.

Por ser um recurso com alta tecnologia, muitas pessoas acreditam que a instalação desse dispositivo é um processo complicado. No entanto, a instalação da lâmpada inteligente é semelhante à comum: basta rosquear o dispositivo no lugar da lâmpada que você já tem, seja no teto, em uma luminária ou abajur.

Geralmente elas possuem tecnologia LED, o que as torna naturalmente mais econômicas em relação às lâmpadas incandescentes. O consumo de energia é medido em watts (W), e as smart lâmpadas costumam variar em potência, normalmente entre 5W e 15W - dependendo do modelo e fabricante.

Ou seja, a luz amarela não gasta mais energia do que a luz branca pelo simples fato de ser amarela. Ela tampouco “ilumina melhor”. Tudo isso é definido pela potência. E neste quesito, as lâmpadas de LED são as campeãs.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.