Qual o nome da lagarta preta e amarela?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

De acordo com o especialista Alessandro Shinorara, de 41 anos , a lagarta de coloração escura e listras amareladas é a fase larval de uma mariposa da família Sphingidae, vulgarmente conhecida como “bruxa”.

As altas temperaturas do verão são propícias para o aparecimento da Lagarta Lonomia, conhecida também como Taturana. Elas vivem durante o dia agrupadas nos troncos de árvores e na grama, onde causam acidentes em contato com seus espinhos.

A presença de colchetes é a principal característica para reconhecer as lagartas de lepidópteros, pois só ocorrem nelas. O número de falsas pernas, assim como algumas outras características como a presença de antenas é variável.

Examine as marcas da lagarta.
Se a sua coloração tiver o propósito de disfarçá-las contra predadores ou de “informar” a todos que elas são cheias de toxinas, a maioria das espécies pode ser identificada através desse aspecto.

Suas lagartas são brancas, com pelos urticantes de coloração castanha avermelhada.

A lagarta de fogo é uma espécie de taturana classificada como uma das mais perigosas do mundo. Ela é nativa das matas brasileiras na região Sul do país e pode ser encontrada em toda a sua extensão. O animal geralmente pode ser encontrado em algumas culturas agrícolas como café, abacate, citros e goiaba, por exemplo.

A taturana, é a fase jovem (a larva) das borboletas do gênero Lonomia. Nesta fase, as lagartas apresentam espinhos ramificados pelo corpo chamados scolis. Os scolis são ramos ocos ligados a glândulas de veneno, onde circula uma perigosa toxina. Nos primeiros meses do ano, o aparecimento das lagartas é mais comum.

Insetos-praga no Brasil: Lagarta-preta. Lagartas do gênero Spodoptera vêm ganhando importância nas últimas safras. Dentre elas, a lagarta-preta (S. cosmioides) tem causado danos severos à cultura da soja, devido a sua alta capacidade de desfolha.

Normalmente os acidentes com taturanas ocorrem da seguinte forma: manuseando a vegetação, a pessoa toca a lagarta com as mãos ou a espreme entre os dedos. O contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos "espinhos" seja injetado na pessoa.

Dor e a sensação de queimação no local do contato, inchaço e vermelhidão são as manifestações iniciais do contato com a taturana. “Também podem ocorrer mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e vômito até três dias após o contato, por isso a importância de buscar atendimento médico assim que o acidente acontecer.

Levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo oportuno. A identificação da lagarta causadora do acidente pode ajudar no diagnóstico. Portanto, se for possível, é recomendado levar a causadora ao serviço de saúde.

Lagarta (borboleta amarela) - Phoebis sennae.

O que é a lagarta cachorrinho
Ela é da espécie Podalia orsilochus, da família Megalopygidae. Essa lagarta é fácil de identificar pela sua aparência. Seu nome foi escolhido por conta das cerdas que envolvem o seu corpo, que parece muito com pêlo de cachorro. Geralmente a sua coloração é puxada para a cor marrom.

As lagartas da maioria das borboletas são destituídas de pêlos, ao contrário das lagartas de mariposas. Há lagartas coloridas, mas a maioria delas é verde ou marrom, para confundir-se com a coloração das folhas e não chamar a atenção dos predadores.

A lagarta da ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas), pertencente à família Sphingidae e à espécie Eumorpha labruscae. É uma das várias lagartas de mariposas que mimetizam cobras para se proteger de predadores. não possuem veneno e não fazem mal à saúde do ser humano.

Uma curiosidade sobre a lagarta Pseudosphinx tetrio é o fato dela não manter o seu casulo preso nos galhos das árvores. Ela prefere enterrar-se no solo. Lá, acontece a sua metamorfose por completo.