Qual o nome da garrafa que ganhou o concurso em 1915?

Perguntado por: iagostinho3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Por isso, em 1915 realizou-se um concurso para se desenhar um modelo único de garrafa. O vencedor foi Alexander Samuelson, e todos têm em mente como foi a sua proposta porque a garrafa contour, que é o seu nome oficial, é, juntamente com o logotipo Coca-Cola, um dos ícones mais reconhecidos da Companhia.

A garrafa Contour, criada pelo artesão Earl Dean, ganhou o concurso por cumprir os requisitos que eram procurados: devia ser curvilínea e facilmente reconhecível mesmo no escuro ou partida. Rapidamente se converteu num ícone: em 1960, o Gabinete de Marcas dos EUA adicionou-a ao seu Registo Principal como marca.

Root Glass Company

A vencedora foi a Root Glass Company, de Terre Haute, no Estado americano de Indiana. Seu dono se inspirou na ilustração de uma fava de cacau achada em uma enciclopédia. O design vencedor acabou se mostrando um pouco curvilíneo demais e as garrafas viviam caindo e rolando na linha de montagem.

QUANDO SURGIRAM AS PRIMEIRAS GARRAFAS? A primeira garrafa de vidro foi feita no sudoeste asiático há cerca de 2120 anos atrás. No começo, ela era feita de uma forma rudimentar; colocava-se uma forma de argila no meio do vidro para deixá-lo oco.

Em 1884, foi lançada a bebida alcoólica chamada "Pemberton's French Wine Coca", anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool.

As primeiras garrafas de que há conhecimento datam de há cerca de 3500 anos, altura em que eram utilizadas pelos egípcios. Nessa época, eram ainda de barro, pois só por volta do século I a. C. começaram a ser mais populares as de vidro.

A garrafa que foi batizada de Contour, nasceu num concurso realizado pela empresa no ano de 1915 para desenvolver uma embalagem que fosse curvílinea e pudesse ser reconhecida facilmente pelo consumidor como a original.

Vantagens das cavidades
Esta cavidade que existe no fundo das garrafas pode servir como um excelente ponto de apoio para o polegar, na hora de servir vinhos. Quanto maior a cavidade, maior o ponto de apoio. Outra vantagem é no sentido de troca de temperatura.

por isso, em 1915 realizou-se um concurso para se desenhar um modelo único de garrafa. o vencedor foi alexander samuelson, e todos têm em mente como foi a sua proposta porque a garrafa contour, que é o seu nome oficial, é, juntamente com o logotipo coca-cola, um dos ícones mais reconhecidos da companhia.

Com Retornáveis você leva sua garrafa vazia e volta com ela cheia pagando somente o líquido.

Em 1915 a Coca-Cola lançava um concurso entre fabricantes de garrafas para o desenvolvimento de uma embalagem que a diferenciasse dos concorrentes.

Inventada, sob encomenda específica da Coca-Cola, pelo engenheiro sueco Alexander Samuelson, da companhia de vidros Chapman Root de Terre Haute, Indiana, esta garrafa teve como fonte de inspiração a semente de "coca", que se pensava que tinha uma forma semelhante a um amendoim.

A engarrafadora da Coca-Cola no Brasil é a Femsa, que também está presente em outros 11 países. A empresa concede sua fórmula e marcas a parceiros, que fabricam, embalam e distribuem as bebidas. No Brasil, a Femsa está presente em 48% do território nacional, com cerca de 20 mil funcionários.

A Fanta Laranja desembarcou por aqui em 1964, como o segundo produto da Coca-Cola Brasil vendido no país.

Elas eram hermeticamente seladas para preservar o conteúdo, às vezes com resina de pinheiro – o que deu origem ao retsina, o vinho resinado grego. Para o armazenamento e transporte em massa, usavam-se vasos gigantes chamados pithos, que podiam conter mais de 2 toneladas.

A garrafa PET é plástico e foi patenteada em 1941 por trabalhadores da Calico Printer's Association, na Inglaterra. Nesta época o PET era utilizado pela empresa DuPont, para fins têxteis. Apenas na década de 70 que ele começou a ser usado na fabricação de embalagens.