Qual o nome da galáxia mais próxima da Via Láctea?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Galáxia de Andrômeda

Andrômeda, abreviação de "Galáxia de Andrômeda", recebe este nome a partir da área do céu em que aparece, a constelação de Andrômeda. É a mais próxima grande galáxia da Via Láctea.

Basicamente, as galáxias são divididas em quatro categorias: elípticas, espirais, espirais barradas e irregulares. Elípticas: É o tipo mais comum, contém principalmente estrelas velhas e sua forma varia da de uma bola de futebol americano para a de um ovo.

Via Láctea é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar. Caracteriza-se por quatro enormes braços que formam uma espiral, pelo bojo central e um extenso halo galático. A Via Láctea é uma galáxia do tipo espiral normal. Ela abriga diversos sistemas de estrelas, dentre os quais está o Sistema Solar.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Existem galáxias espirais, galáxias anãs, entre outros tipos variados. Além das diferentes classificações e tamanhos, elas têm algo em comum: as galáxias não estão sozinhas em suas redondezas no universo.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

100 mil anos

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara. Graças à ausência total de iluminação no parque, os detalhes no céu ficam ainda mais visíveis e impressionantes.

What is the smallest galaxy? Atualmente, parece ser a Segue 2 na constelação de Áries, a 114 000 anos-luz de distância: A galáxia menos massiva do universo conhecido foi medida pelos cientistas da UC Irvine, observando apenas cerca de 1.000 estrelas com um pouco de matéria escura mantendo-as unidas.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

O Sol é a estrela mais próxima da Terra, dista aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nós, e é responsável por manter todo o Sistema Solar em sua interação gravitacional: oito planetas e os demais corpos celestes que o compõem, como planetas anões, asteroides e cometas.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

As maiores galáxias no Universo são as galáxias elípticas gigantes. Estas galáxias são monstruosas e possuem forma de ovo, com trilhões de estrelas. Elas são formadas através de múltiplas colisões entre galáxias espirais menores de tamanho similar.

100 000 anos-luz

A Via Láctea inteira tem aproximadamente 100 000 anos-luz de extensão. Em nosso modelo escalonado, com o Sol de16. 51 centímetros de diâmetro, a Via Láctea teria 112 milhões de quilômetros de extensão ou cerca de 38% do tamanho da órbita da Terra ao redor do Sol.

hidrogênio

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo.

Galaxias elípticas
Hubble chamou as galáxias elípticas de tipo inicial, pois ele suspeitou que elas eram mais antigas que as espirais. Elas não possuem um bojo, nem braços espirais, tampouco giram — suas estrelas têm um movimento mais aleatório.

Exemplos de Galáxias

  1. Galáxias Espirais: - Via-Láctea (nossa galáxia) - Galáxia de Andrômeda. - Galáxia do Triângulo (NGC 598) ...
  2. Galáxias Elípticas: - Galáxia Ana da Ursa Maior (UGC 9749) - Galáxia Anã de Cetus. - Centaurus A (NGC 5128) ...
  3. Galáxias Irregulares: - NGC 6822 (Galáxia de Barnard) - Grande Nuvem de Magalhães.