Qual o nome da fruta que se parece com jabuticaba?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A ameixa-da-mata é mais comum no litoral, entre o estado do Rio de Janeiro e Bahia. A ameixa-da-mata é pequena, mas cheia de polpa, e a sua aparência é bem parecida com a jabuticaba. Ela frutifica só no verão, então se você encontrá-la, não perca a oportunidade de experimentar.

Grumixama produz frutos que podem ser consumidos tanto por pessoas como por animais.

A fruta deve “pegar na língua” por ser bastante palatável e com sabor inigualável, misto de pitanga e jabuticaba.

Há três tipos diferentes: jabuticaba-gaúcha (jabuticaba-tuba ou jabuticaba-açu), que é grande, de casca fina, roxa-escura; jabuticaba-de-cabinho, reconhecida pelos seus cabinhos compridos; e jabuticaba-sabará ou miúda, que é pequena e de casca grossa.

Seus frutos são ricos em antioxidantes, possuindo vitaminas C e do complexo B (B1 e B2). Além de niacina e flavonóides. O aspecto físico do fruto lembra uma pequena cereja roxa. O sabor da polpa é um misto entre jabuticaba e pitanga: é viscosa e pegajosa, mas é adocicada.

Jabuticaba

raras do mundo, já que se encontra majoritariamente. no Brasil e só nasce em abundância em épocas. específicas.

Características: A arvore atinge 10 a 20 metros na floresta, mais quanto cultivada cresce de 4 a 6 metros de altura, com copa arredondada, densa, que alcança o chão, o tronco é ereto, de 20 a 50 cm de diâmetro, com casca pardo-escura e sulcada.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

Árvore de 6 a 20 metros de atura. Tronco ereto e com casca acinzentado-olivácea lisa descamando em placas finas, copa bem desenvolvida, piramidal. Folhas simples, obovado-oblongas e elípticas, arredondadas no ápice, coriácea, glabras, de coloração verde-escura e brilhante de 4 a 20 cm de comprimento.

Características: A Cereja do Mato é uma árvore de 5 a 10 metros de altura, copa cilíndrica e tronco com casca castanho claro. As Folhas da Cereja do Mato tem com coloração verde e brilhante, com 4-8 cm de comprimento e 1,5-3 cm de largura.

A fruta guabiroba é saborosa, adocicada e pode ser consumida in natura ou utilizada no preparo de sobremesas. É um fruto rico em vitaminas C e do complexo B, além de sais minerais, niacina, carboidrato e proteínas.

Maria preta é planta pouco exigente com o solo. A natureza dá ao ser humano tudo aquilo que ele precisa consumir. Porém, alguns de seus frutos e produtos devem ser consumidos com muita cautela, assim como a Maria preta.

Características morfológicas: Árvore de até 20 m de altura. tronco de 60-90 cm de diâmetro, ramificado desde a base, de casca áspera, fissurada, descamada e de coloração variável.

Novembro e dezembro são os meses de colheita dos seus frutos, também conhecidos como grumixaba e cumbixaba.

Jabuticaba-branca, espécie ameaçada de extinção.

O sabor do cambucá costuma ser comparado ao da jabuticaba, O fruto brota diretamente no caule, assim como as Jabuticabas mas o fruto é maior e de cor amarelo-alaranjada por fora quando maduro e seu formato é arredondado e levemente achatado nos pólos.

É uma árvore semi-decídua (derruba parte de suas folhas no inverno) que pode alcançar até 9 metros de altura. Seus frutos são bem maiores que as outras variedades de jabuticaba. Possuem a casca fina, sabor doce e a polpa é muito suculenta.

Existem três variedades Botânicas de Eugenia brasiliensis: Var. Erythrocarpus, de frutos grandes e roxos ou avermelhados; Iocarpus de frutos pretos e a Leucocarpus de frutos amarelos; identificados acima.

Espécie frutífera nativa muito popular, forma uma copa volumosa, bastante ornamental, podendo ser utilizada em vasos e tolera meia sombra. Frutos de polpa suculenta e doce, de sabor extremamente agradável, consumida in natura ou em sucos.

Pode fazer uma poda de formação, deixando três ramos com até 1 metro de altura. Destes, deixar em cada um outros dois ramos, para formar uma copa mais equilibrada. Se crescer muito, pode fazer poda de topo, deixando a árvore com uns 3 m de altura. O Boletim da Associação Brasileira de Frutas Raras fala sobre o a fruta.