Qual o nome da fruta milagrosa?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Sideroxylon dulcificum

Conhecida popularmente como Fruta do Milagre ou Milagrosa, cujo o nome científico é Sideroxylon dulcificum é uma frutinha extraordinária. Parecida com uma grão de café ela possui uma polpa rica de uma glicoproteína chamada de Miraculina.

Ela é rica em propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes. Em doses moderadas, ela previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. Ela é usada como adoçante natural e por empresas para melhoramento do sabor de sucos industrializados pela indústria alimentícia.

É um arbusto de porte reduzido atingindo em média 1 metro de altura e inicia a produção de frutos com apenas 20 a 30 cm de porte. Seu crescimento é bastante lento e é multiplicado exclusivamente pelas sementes.

O efeito "mágico" dura entre 10 minutos e 2 horas. Estudiosos apontam, inclusive, que a fruta-do-milagre pode ser benéfica para pessoas com diabetes. Elas não podem consumir açúcar, mas a proteína miraculina não faz mal à saúde e ainda promove a boa sensação no paladar.

R$15,00. Comprar Pronto! Pedidos feitos de segunda a sexta-feira até às 13 horas, serão entregues no dia seguinte.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol num espaçamento 2 ou 3 m ; em covas que devem ter 50 cm de largura, profundidade e altura. Deve-se misturar com os 30 cm de solo fértil iniciais, 2 pás areia saibro + 4 ou 5 pás de esterco bem curtido, 300 g de calcário (se o solo for muito acido) e 500 g de cinza de madeira.

O Chá além de ser rejuvenescedor por ser rico em antioxidantes foi criado para beneficiar o nosso ecossistema, Espirito – Mente –Corpo, então além do sabor delicioso, esse chá combate os radicais livres, previne doenças circulatórias, é anti-inflamatório e digestivo.

A miraculina (Synsepalum dulcificum) é nativa da África Ocidental e pertence à família das sapotáceas. Conhecida nos meios botânicos desde o século XVIII, ainda é muito difícil de ser encontrada por aqui. Mas a busca vale à pena.

Miraculina é uma molécula química de glicoproteína encontrada nas bagas da fruta-milagrosa, cujo nome científico é Sideroxylon dulcificum. Esta molécula é formada por 191 aminoácidos ligados a algumas cadeias de carboidratos, ocorrendo como um tetramero.

A frutificação tem início em torno dos 3 a 4 anos após a semeadura, produzindo a partir de então frutos várias vezes ao ano. Quanto aos tratos culturais, exige regas com pouca água, quando o substrato estiver seco, e adubação trimestral com NPK 10-10-10, não sendo necessárias podas.

Os frutos podem ser consumidos in-natura embora não tenham sabor especial ou marcante. Porém ao chupar 1 ou 2 bem madurinhos, pode-se depois chupar um limão bem azedo, comer uma cebola ou tomar uma limonada sem açúcar sem fazer careta!

A fruta do milagre. Vinda da Nigéria, ela 'engana' o nosso paladar e o azedo fica doce. Por isso o nome dela. Isso acontece por conta de uma substância que a frutinha tem - a miraculina.

Portanto, para que ela deixe os sabores ácidos e amargos mais suaves, deve-se chupar uma ou duas frutinhas antes de consumir os alimentos que queremos suavizar. Mas, seu efeito dura entre meia hora e duas horas após o consumo.

No caso de quem já luta contra a enfermidade, a planta pode ser usada para adoçar medicamentos amargos. Aumenta a imunidade: rica em vitamina C, a fruta-do-milagre reforça o sistema imunológico e deixa o corpo mais apto para combater doenças.

Os frutos são bagas suculentas de até 0,9 a 2,3 cm de comprimento por 0,5 a 1,2 cm de largura, vermelha quando madura e contendo 1 ou no máximo 2 sementes alongadas e marcadas por uma cicatriz no seu comprimento. A planta é um belo arbusto que normalmente é usado no paisagismo. Seus frutos são consumidos in natura.