Qual o nome da fração 1 e 2?

Perguntado por: vassis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Leitura da fração

FraçãoLeitura
12um meio
13um terço
24dois quartos
35três quintos

O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

½ (um meio) que corresponde ao decimal 0,5.

Desta forma, quando você ler uma fração, primeiro menciona o numerador, em seguida a quantidade de partes de onde estamos pegando. Por exemplo, a fração lemos como sete nonos e significa que pegamos sete partes depois de dividir a unidade em nove.

1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas. A fração 1/2 é bastante comum em livros de receitas, neste caso com o intuito de representar que a pessoa deverá utilizar apenas metade do respectivo ingrediente.

Vimos que a fração 2/8 é equivalente a 1/4 e que ela pode ser calculada multiplicando tanto o numerador como o denominador por 2. Dessa forma, se aplicarmos o mesmo procedimento, mas multiplicando por 3, obteremos 3/12, que pode substituir 1/4.

Então, a fração 2/6 é equivalente a 1/3.

Definição. Um quarto equivalente à fração \frac{1}{4}, sendo assim, equivale a 1 das 4 partes de uma quantidade e se calcula dividindo por 4.

3,7 Três inteiros e sete décimos; 13,45 Treze inteiros e quarenta e cinco centésimos; 130,824 Cento e trinta inteiros e oitocentos e vinte e quatro milésimos.

2 . Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Podemos então dizer que 5,2 = 5 + 2 , com base nessa soma dizemos que a leitura de 5,2 ficará assim: cinco inteiros e dois décimos.

Quais são os tipos de frações?

  • Frações próprias. Têm o numerador menor que o denominador. Exemplo:
  • Frações impróprias. Têm o numerador maior que o denominador. Exemplo:
  • Frações mistas. Faz a imprópria ter uma parte inteira e uma parte com fração própria. Utilizaremos as frações impróprias acima para representar com mistas.

Vejamos qual é a fração representada pelos colegas a seguir: João possui 1/10 – lê-se um décimo ou 0,1. Ana possui 2/10 – lê-se dois décimos ou 0,2. Mario possui 3/10 – lê-se três décimos ou 0.3.

Por exemplo, a fração 5/12 é lida como “cinco doze avos”. No exemplo abaixo, o inteiro foi dividido em quatro partes iguais.

E se dividirmos novamente por 2, temos o valor 1/2. Assim, as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações equivalentes.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

1/5 é equivalente a 2/10, pois quando se multiplica o numerador por 2 (1 x 2) e o denominador também por 2 (5 x 2), encontra-se a fração equivalente 2/10. Ao multiplicar 2/10 novamente por dois, aparece uma nova equivalência: 4/20.

A questão está na interpretação de "1+1=2". Concretamente, não há o que discutir, se pegarmos um objeto e juntarmos mais um objeto, teremos dois objetos e ponto final. Do ponto de vista matemático não. Do ponto de vista filosófico, tudo pode ser questionado.

Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente.

Frações próprias: são aquelas cujo numerador é menor do que o denominador, ou seja, são partes tomadas de um inteiro. b. Frações impróprias: são aquelas cujo numerador é maior do que o denominador, ou seja, representa mais do que um inteiro (uma unidade) dividido em partes iguais.