Qual o nome da flor de cemitério?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Um dos tipos de flores mais utilizadas em homenagens fúnebres é o crisântemo. Apesar de ter origem asiática, seu nome vem do grego e significa “flor de ouro”. Nos velórios, é mais comum encontrarmos crisântemos brancos ou amarelos. Porém, é possível encontrá-los em diferentes cores na natureza.

Crisântemos

Crisântemos são algumas das flores mais utilizadas em velórios e também são bastante comuns em homenagens em Dia de Finados. Originária da Ásia, essa planta representa perfeição, simplicidade, sinceridade e simboliza a vida completa.

Amorphophallus titanium

A Amorphophallus titanium, ou flor-cadáver, leva o apelido em função do cheiro de carne podre que emite para atrair insetos, como moscas e besouros, a fim de garantir a polinização para se reproduzir. Aparentemente, o odor é realmente muito ruim e não se permite ser associado a nada que não seja “morto”.

1) Crisântemo
Apresenta uma ampla variedade de cores, além de possuir diversos significados, entre eles simplicidade, felicidade e vida completa. A flor mais vendida no Brasil no Dia de Finados, é uma das principais escolhas para cemitérios por conta de sua beleza e de sua duração: dura até 15 dias.

Cravos são versáteis e podem ser dispostos em caixas e cestas. Rosas: As rosas são outra opção popular para flores funerárias.

Lírios

Lírios. Representa o amor eterno, pureza da alma, inocência, fertilidade e inteligência.

A Saudade, cujo nome científico é Trachelium caeruleum, pertence à família Campanulaceae – Bellflower Family em inglês – a mesma da Campânula, conhecida por suas delicadas flores em forma de sino. Trata-se de uma flor que aprecia climas temperados, crescendo bem sob sol pleno e florescendo entre o verão e o outono.

Lá, a flor é conhecida como Higanbana é o símbolo do Equinócio do Outono, a época do ano em que as flores florescem. No Japão, o lírio aranha vermelho também é associado com a morte e a transição para uma nova vida, por estar muito presente em cemitérios. Ela representa a dor da perda e da saudade.

O significado dos lírios podem variar de acordo com a cor de suas pétalas. São diversas cores como: laranja, amarelo, rosa e branca. Cada uma dessas flores traz uma personalidade e enriquece o ambiente em que está. De modo geral, a espécie é ligada ao romantismo, pureza, inocência e amor puro.

Viúva-negra ou Geranium Cranesbill
A flor possui outros nomes conhecidos, como “cranesbill obscura” ou “viúva da manhã”.

Foto: Ariana Reis Tagetes erecta, conhecida popularmente por cravo-africano, cravo- amarelo, cravo-de-defunto. É uma planta herbácea anual pertencente à família das Asteraceae, originária do México. As flores apresentam cores amareladas e alaranjada semelhantes a cravos (SABOR DA FAZENDA 2021).

A flor é usada como ingrediente na bebida Reino das Sombras, para perfumar arranjos e no preparo da ambrósia, um prato capaz de ressuscitar os Sims.

A origem do nome “cravo-de-defunto” remonta ao uso das tagetes – principalmente a espécie T. erecta – como flor de adorno nas tumbas e nas comemorações do dia dos mortos no México, país muito conhecido pelas tradições nesta data.

Por que levamos flores ao túmulo?

  • Rosa branca: simboliza a paz.
  • Crisântemos: representam tanto a vida quanto a morte, assim como o sol e a chuva.
  • Lírio: ligado à pureza e a brancura, também pode significar o amor eterno.
  • Gérbera: simboliza a pureza, beleza da vida, assim como o amor e a sensibilidade.

O furto de flores em cemitério não é de bagatela, nem crime impossível, merecendo a repulsa da sociedade. Como tal, os autores do ato ilícito devem ser condenados.

Branco. Outra cor muito utilizada após uma perda é o branco. Mais comum na Ásia, como Índia, China e Japão, a coloração é utilizada para demonstrar o luto pela perda de um ente.

Além disso, o crisântemo possui como significado a simplicidade e a perfeição, sendo muito utilizada para dar sorte a pessoas que vão realizar alguma atividade de risco. Essa também é um flor de outono, o que garante a ela uma força simbólica que transita entre as alegorias de vida e morte, céu e terra.

O crisântemo tem origem asiática e seu nome está ligado ao grego Chrysanthemum, que significa “flor de ouro”. Entre suas representações estão sinceridade, simplicidade, perfeição, felicidade e vida completa.

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.