Qual o nome da flauta sagrada indígena?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O Jacuí, a flauta sagrada do Xingu, é de madeira e não de bambu como as demais. São duas peças de madeira escavadas, que produzem certas escalas determinadas no qual convocam o espirito sagrado,transformam-se nele ou o contem.

A flauta é um instrumento milenar utilizado pelos indígenas de diversos povos ao redor do mundo que, assim como os chocalhos, apitos e tambores, reproduz os sons da natureza, integrando diferentes rituais e festividades.

Elas são oriundas de diversas culturas e, muitas vezes, nem recebem o nome de flauta, mas todos são instrumentos de sopro.

  • 1 – Zurna. ...
  • 2 – Flauta Transversal. ...
  • 3 – Transverso Barroco. ...
  • 4 – Flautim. ...
  • 5 – Flauta doce. ...
  • 6 – Flauta de Pã ...
  • 7 – Bansuri. ...
  • 8 – Shakuhachi.

Muito comum entre a população indígena de todo o território brasileiro, o maracá tem a companhia de outros instrumentos semelhantes a ele: o para-cá, o chuatê e o yaxsã-ga. Por sua vez, os chocalhos indígenas ganham versões bem parecidas como o mutomburé, o cutõe e o cotecá.

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo.

O instrumento que na cultura do Norte e dos indígenas originalmente era feito de taboca, planta da família do bambu. E que por algumas culturas pode ter sido feito até mesmo de ossos, hoje também já pode ser encontrado de alumínio e de pvc.

flautim

Piccolo ou flautim – O piccolo ou flautim é um instrumento ainda muito semelhante à flauta ocidental de concerto, mas recebe um nome diferente por questão de tradição.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Os instrumentos musicais indígenas são utilitários, ou seja, têm um uso e uma função, e muito se assemelham aos sons da natureza. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar.

Em Portugal, o termo flauta de bisel se refere à aresta que gera o som da flauta doce. Finalmente, no Brasil, o nome flauta doce veio do italiano flauto dolce, por causa do som melodioso do instrumento, e para o diferenciar da flauta transversal.

Embora em alguns relatos a invenção do instrumento seja atribuída a Cibele ou Hermes, a deidade mais intimamente associada à flauta em questão e amplamente creditada como seu inventor era o deus pastoral Pã.

Apesar da grande variação entre as culturas, a flauta parece ser quase universalmente vista como um símbolo fálico. Em todo o mundo, a flauta é associada à fertilidade, nascimento, vida e morte e é usada em diversos rituais centrados nesses assuntos.

Existem flautas conhecidas datadas de há 40 000 a 35 000 anos, que foram encontradas na região dos Alpes Suábios (Alemanha). Essas flautas demonstram uma tradição musical que se desenvolvia desde os primórdios da presença humana moderna na Europa. A flauta é o mais versátil dos instrumentos de sopro.

Considerado um objeto nobre, é também utilizado pelos pajés em solenidades e rituais religiosos. Algumas comunidades, por exemplo, acreditam que os espíritos falam por meio dos maracás.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

A produção musical indígena apresenta composições com funções específicas, e é baseada no canto e em instrumentos construídos com aquilo que é encontrado na natureza. Os sons da natureza se fazem bastante presentes na música indígena, que procura, muitas vezes, mimetizar os sons de aves e de animais silvestres.