Qual o nome da flauta indígena?

Perguntado por: amorais6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A flauta de pã andina é conhecida como siku pela comunidade Aimará, como antara pelos Quíchuas e como zampoña pelos espanhóis. Os sikus mais fidedignos ou "puros" são tocados em escala pentatônica, mas existe uma característica comum de tocá-los: em par.

A flauta é um instrumento milenar utilizado pelos indígenas de diversos povos ao redor do mundo que, assim como os chocalhos, apitos e tambores, reproduz os sons da natureza, integrando diferentes rituais e festividades.

Os tipos de flauta
As flautas podem variar no formato, classificação de vozes e material. Seus formatos são, por exemplo: a flauta transversal, a traverso e a de Pã. A flauta transversal é a de metal, tocada “de lado”. A flauta traverso é do período barroco, que deu origem à flauta de madeira.

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.

Os instrumentos de sopro, por exemplo, são chamados de arandi, bedebo, buê, cidupu, dasmae, dianari, mingo, peripinacuari, tipi, tintabri, ualri, uruá e yasmecerene, entre outras denominações.

O instrumento que na cultura do Norte e dos indígenas originalmente era feito de taboca, planta da família do bambu. E que por algumas culturas pode ter sido feito até mesmo de ossos, hoje também já pode ser encontrado de alumínio e de pvc.

Zampoña. Este, na verdade, é o nome dado pelos espanhóis. Em quéchua, se chama Sicu. Nada mais é do que a tradicional flauta peruana, composta de tubos de junco.

A Pã é um instrumento cuja origem remonta à antiguidade. A lenda grega diz que uma ninfa chamada Syrinx transformou em uma espécie de bambu aquático, a fim de despistar um apaixonado e possessivo semi-deus Pã. Porém, quando o vento colidiu nos fachos de bambu, o som produzido foi idêntico ao da bela voz da ninfa.

Os instrumentos musicais indígenas são utilitários, ou seja, têm um uso e uma função, e muito se assemelham aos sons da natureza. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar.

maracá

O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos.

Embora em alguns relatos a invenção do instrumento seja atribuída a Cibele ou Hermes, a deidade mais intimamente associada à flauta em questão e amplamente creditada como seu inventor era o deus pastoral Pã.

Pertencente à família dos instrumentos de sopro de madeira, a flauta doce era originalmente feita de madeira. Os exemplares mais antigos datam do século XIV. Durante a Renascença, tornaram-se muito populares e existiam em diversos tamanhos: sopranino (a mais aguda), soprano, contralto, tenor, baixo e contrabaixo.

A flauta doce possui uma enorme família de instrumentos, variando tanto em tamanho quanto em “sub-famílias” ou períodos históricos. Geralmente as pessoas que conhecem um pouco do instrumento já conhecem as flautas soprano, contralto, tenor e baixo, facilmente encontradas em resina.

flautista | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

A produção musical indígena apresenta composições com funções específicas, e é baseada no canto e em instrumentos construídos com aquilo que é encontrado na natureza. Os sons da natureza se fazem bastante presentes na música indígena, que procura, muitas vezes, mimetizar os sons de aves e de animais silvestres.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.