Qual o nome da figura de linguagem que tem duplo sentido?
Ambiguidade é uma figura de linguagem muito utilizada no meio artístico, de forma poética e literária. Porém, em textos técnicos e redações ela é considerada um vício (e deve ser evitada). Ela ocorre quando uma frase fica com duplo sentido, confundindo a interpretação.
Qual a diferença de duplo sentido e ambiguidade?
Duplo sentido será usado sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for proposital. Algo produzido por quem criou a sentença, o enunciado. Por outro lado, a ambiguidade será usada sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for resultado de alguma construção linguística não intencional.
Quais são os tipos de ambiguidade?
Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical.
O que é metonímia é um exemplo?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
O que é sinestesia é um exemplo?
Sinestesia: é uma figura de palavras na qual utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. leva-me os olhos por dentro de suas pétalas. Agora, analise mais alguns exemplos: Dirigiu-me um comentário duro e amargo.
O que é linguagem Litotes?
O litote é uma figura de linguagem da categoria figura de pensamento que consiste em dizer coisas por meio da negação de seu contrário. Assim como as demais figuras de pensamento, ela é muito utilizada em nosso cotidiano, principalmente quando queremos destacar a mensagem, deixando-a mais expressiva.
O que é ambiguamente?
adjetivo De modo a possuir mais de um sentido ou significado: escrevia ambiguamente.De maneira ambígua; em que há ambiguidade: ele falou ambiguamente. Etimologia (origem da palavra ambiguamente). Ambíguo + mente.
O que é barbarismo fonético?
É o uso incorreto de uma palavra
Essa é a classificação usada para falar sobre os erros referentes à pronúncia, prosódia, ortografia, dentre outros.
O que é cacofonia e exemplos?
O que é cacofonia:
Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será". No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados.
Como se chama palavras com duplo significado?
Resumo sobre polissemia
A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.
O que é polissemia de um exemplo?
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Quando a frase tem duplo sentido?
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que se olhando por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.
O que é pleonasmo vicioso exemplos?
Pleonasmo vicioso
Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro. Sair para fora.
Qual a diferença entre pleonasmo é pleonasmo vicioso?
O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
O que é prosopopéia é um exemplo?
Exemplo: Aquele homem é um leão. Perceba que ocorre um efeito comparativo entre homem e leão. A frase traz a ideia de um homem forte e corajoso, características do animal a quem ele é comparado, ou seja, não ocorre uma atribuição de ações do homem ao leão, mas apenas uma comparação.
O que é metonímia é metáfora?
O que é Metáfora e Metonímia:
Metáfora e metonímia são duas figuras de linguagem, mais concretamente, constituem figuras de palavras. A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana.
Como identificar uma antítese?
Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.
Qual é a diferença entre sinestesia e Cinestesia?
Cinestesia, portanto, seria uma sensação ou percepção de movimento. Cinestesia é diferente de Sinestesia, que significa a relação de planos sensoriais distintos como, por exemplo, olfato e visão.