Qual o nome da favela mais famosa do Rio de Janeiro?

Perguntado por: uhilario7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Rocinha

Visite à Rocinha, a favela mais famosa do Brasil em Rio de Janeiro - 2023 - Sympla.

Rocinha

A capital fluminense abriga ainda a favela mais populosa do Brasil: a Rocinha, na Zona Sul. De acordo com o Censo, a comunidade abriga pelo menos 70 mil habitantes e é mais populosa que 90% dos municípios brasileiros, de acordo com o IBGE.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal "é a favela mais tranquila do Rio". Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que "brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados", acrescentam.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Favela da Rocinha

Há décadas, a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, ocupava o topo da lista, sendo a maior favela do Brasil e, também, uma das favelas mais conhecidas no mundo.

É um bairro com forte entretenimento. Não possui favelas como a Zona Sul, havendo duas pequenas favelas, São Tilon e Vila Autódromo, que estão sendo removidas e as famílias realocadas em prédios residenciais novos.

O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.
O PCC e o CV romperam um pacto que mantinham para a compra de drogas e armas em regiões de fronteira em meados de 2016.

O PCC também mantém faccionados na Costa Verde do Rio. Angra dos Reis é um dos lugares mais procurados pelos criminosos paulistas. Foi lá que André de Oliveira Macedo, o André do Rap, o maior narcotraficante da facção de São Paulo, acabou preso em uma mansão em setembro de 2019.

Rogério Avelino da Silva

Quem é o dono da Rocinha hoje? Foragido da Justiça, John Wallace da Silva Viana, o Johny Bravo, é apontado como o atual chefe do tráfico na Rocinha. Ele também é o braço direito de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, chefão do Vidigal e da Rocinha, que está cumprindo pena em presídio federal.

Rocinha

A campeã Rocinha, no Rio de Janeiro, quase chega a 70 mil. Se fosse uma cidade, estaria entre as 450 maiores do país, de um total de 5,5 mil.

Cinco favelas que atraem turistas no Rio

  • Rocinha. Foto: Custório Coimbra / Agência O Globo. ...
  • Vidigal. Foto: Ariel Martini. ...
  • Santa Marta. Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo. ...
  • Babilônia/Chapéu Mangueira. Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo. ...
  • Alemão. Foto: Nina Lima / Agência O Globo.

Morro dos Cabritos/Tabajara
Localizadas entre os bairros da Lagoa, Copacabana e Botafogo possuem uma vista privilegiada da cidade.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Além da Barra da Tijuca e seus sub-bairros, a Zona Oeste do Rio também possui outros bairros que são considerados seguros, como: Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e Jardim Oceânico.

As favelas de Complexo do Alemão, ao norte do Rio, são os que mais tiros têm, com pelo menos 1 por dia. A favela de Jacarezinho na zona norte da cidade onde reina a mais importante quadrilha do narcotráfico do Rio e da favela Manginhos estão entre os mais violentos ...

Limeira, cidade sem favela.

Morro da Providência

Marcando 120 anos de ocupação do Morro da Providência, a Galeria BNDES abre ao público, em 24 de maio, a exposição “Morro da Favela à Providência de Canudos”, com fotografias de Maurício Hora sobre a origem da primeira favela do Brasil.

Ipanema

Ipanema. Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro.

Posteriormente a Rocinha passou a ser controlada pelo Comando Vermelho, depois de Rogério 157 ter pulado para aquela facção.

Sendo apelidada como a maior comunidade sul-americana. Se localiza entre os bairros da Gávea, São Conrado (dois dos bairros com o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) mais alto da cidade) e Vidigal.