Qual o nome da etnia indígena predominante em Porto Seguro?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os Pataxó vivem no extremo sul do Estado da Bahia, em 36 aldeias distribuídas em seis Terras Indígenas -- Águas Belas, Aldeia Velha, Barra Velha, Imbiriba, Coroa Vermelha e Mata Medonha -- situadas nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju e Prado.

A colonização da região de Porto Seguro - região onde viviam os índios Tupiniquim - confunde-se com a própria história do Brasil. O Monte Pascoal foi o primeiro ponto da costa brasileira avistado e o local de desembarque dos portugueses, em 1500.

Ela nos contou que, atualmente, restam apenas 2 milhões de indígenas e cerca de 300 etnias.

Os Pataxó vivem no extremo sul do Estado da Bahia, em 36 aldeias distribuídas em seis Terras Indígenas -- Águas Belas, Aldeia Velha, Barra Velha, Imbiriba, Coroa Vermelha e Mata Medonha -- situadas nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju e Prado.

A terra indígena mais populosa do estado era a de Caramuru/Paraguassu, localizada nos municípios de Camacan, Itaju do Colônia e Pau Brasil, que possuía 4.678 moradores. O Censo 2022 irá aplicar, pela primeira vez, um questionário específico para levantar as condições de infraestrutura das comunidades indígenas.

100% delas são apropriadas para o banho.

  • Aldeia Pataxó Porto do Boi.
  • Aldeia de Barra Velha.
  • Aldeia Indígena Imbiriba.
  • Reserva Indígena Pataxó Aldeia Velha.
  • Reserva Indígena da Jaqueira.

A cultura indígena também é preservada na região e conduz a uma visita à Reserva da Jaqueira, possibilitando o contato direto com os costumes dos pataxós.

Pedro Álvares Cabral

Sua história remonta o tempo das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Porto seguro é o berço do nascimento do Brasil e sua história começa em 1500, quando o país foi oficialmente descoberto por Pedro Álvares Cabral.

  • Pernambuco
  • São Paulo
  • Minas Gerais

As comunidades e Aldeias estão localizadas ao longo dos rios Tapajós e Cupari, são elas: São Domingos, Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Jaguarari, Pedreira, Bom Jesus, Piquiatuba, Marituba, Nazaré, Bragança, Novo Marai, Marai, Pini, Tauari, Chibé, Takuara, Prainha I, Prainha II, Itapaiúna, Paraíso, Jutuarana, Itapuama, ...

Os Tapuias são um grupo indígena que habita o noroeste do estado brasileiro de Goiás, mais precisamente nas colônias indígenas Carretão I e II.

SERVIÇO

  1. RESERVA DA JAQUEIRA. End: Acesso pela BR-367 sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália (a saída fica em frente ao Barramares)
  2. Valor: R$40 por pessoa (ingresso da visita particular)
  3. Quem também leva: Pataxó Turismo (pataxoturismo.com.br)

Porto Seguro foi o primeiro local onde os portugueses chegaram no ano de 1500. Porém, foi apenas em 1535 que foi criado o vilarejo, antes conhecido como Nhoesembé. Boa parte do que foi construído naquela época se perdeu com o passar dos anos. Hoje em dia, ainda é possível encontrar um patrimônio bem interessante.

Reserve metade do dia para conhecer um pouco da cultura e das tradições dos Pataxós. A Reserva Indígena fica localizada a 2 quilômetros da Rodovia Porto Seguro - Cabrália, logo após o Barramares.

A maior concentração de povos indígenas estava em Salvador, com 7.563 pessoas, isso porque a pesquisa usa como critério a autodeclaração. No interior, os principais territórios estavam na região sul, como Porto Seguro (6.221 mil indígenas), Santa Cruz Cabrália (4.366) e Ilhéus (3.986).