Qual o nome da doença que provoca dores nas articulações?

Perguntado por: gandrade3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Artrite e artrose são as doenças de juntas mais conhecidas e, inclusive, muita gente até confunde as duas.

Assim, os pontos de dor da fibromialgia são:

  • Parte da frente do pescoço: 2 pontos;
  • Parte de trás do pescoço: 2 pontos;
  • Parte superior do peito: 2 pontos;
  • Parte superior das costas: 4 pontos;
  • Dobra dos braços: 2 pontos;
  • Região lombar: 2 pontos;
  • Abaixo das nádegas: 2 pontos;
  • Nos joelhos: 2 pontos.

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.

Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.

A despeito do avanço tecnológico, nenhum exame de imagem ou de sangue é capaz de detectar a fibromialgia. Nem mesmo a ressonância, ultrassonografia, ou termografia se mostraram capazes de demonstrar de forma fidedigna a presença da doença.

Para completar, a artrite acaba sendo, em muitos casos, uma patologia de base (a que origina outras) da artrose. Desta forma, a artrose acaba sendo mais complicada de tratar e de obtermos uma melhora, quando comparada a artrite. Mas isso, de forma alguma reduz a necessidade de tratamento e atenção com a artrite.

A artrose pode apresentar como sintomas dores nas articulações afetadas, inchaço, limitação de movimento e queimação em alguns pontos, e dores no início do movimento. “Por exemplo, alguém está sentado por um tempo e sente dor quando se levanta e que melhora após os primeiros passos”, explica a especialista.

A dor da artrite reumatoide é acompanhada de limitação de movimentos, também chamada de rigidez matinal. Porém, a rigidez da artrite reumatoide pode se apresentar em vários horários durante o dia-a-dia, principalmente após longos períodos em repouso.

A musculação moderada ajuda a aliviar os sintomas da fibromialgia. Incômodos constantes, fadiga e rigidez muscular faz parte do cotidiano de quem tem fibromialgia, até porque ainda não existe um tratamento realmente efetivo para silenciá-la.

Segundo pesquisa publicada pela Sociedade Espanhola de Reumatologia, sim, Fibromialgia pode virar câncer.

Os remédios para o tratamento da fibromialgia normalmente são os antidepressivos, como a amitriptilina ou duloxetina, relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina, e neuromoduladores, como a gabapentina, por exemplo, prescritos pelo médico.

De forma geral, é melhor que os pacientes com fibromialgia evitem ou reduzam o consumo de:

  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás industrializados, sucos de caixinha, entre outros industrializados;
  • Carnes processadas, como os embutidos;
  • Alimentos ultraprocessados.

A fibromialgia é caracterizada como uma doença reumatológica que atinge a musculatura, provocando dor e outros sintomas. Tendo como sua manifestação sindrômica, crônica e de etiologia desconhecida, os quadros dolorosos podem afetar diversas áreas musculoesqueléticas do corpo.

É possível trabalhar sim, mas desde que o paciente faça um tratamento para tratar ou pelo menos aliviar as dores! Para muitos profissionais da saúde, a fibromialgia é considerada como uma doença autoimune, mas para outros profissionais a fibromialgia tem cura.

Quando se tem fibromialgia, o segurado do INSS pode ter direito a alguns benefícios, como auxílio doença, BPC e aposentadoria por invalidez.

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Auxílio doença
No caso da doença de fibromialgia, essa incapacidade se dá pela dificuldade de locomoção ou movimentações físicas causadas pela dor. Os requisitos para ter direito ao auxílio doença são: Carência de 12 meses; Qualidade de segurado (estar recolhendo ou em período de graça no INSS);

Artrite reumatoide - O sistema imunológico do portador passa a atacar os tecidos que envolvem as articulações, causando dor, inchaço e rigidez e danificando-as de forma irreversível. Fibromialgia - Os portadores têm uma sensibilidade maior para a dor.