Qual o nome da doença que inflama os músculos?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Miosite é a inflamação dos músculos.

Miopatia é o nome que se atribui às desordens degenerativas da musculatura esquelética que afetam o músculo sem envolver as doenças do sistema nervoso central, nem os nervos periféricos ou a junção neuromuscular.

É importante mencionar que a Miosite não tem cura, o tratamento só é capaz de estabilizar o nível das enzimas do corpo, evitando os sintomas. Em alguns casos a doença fica “desativada” porém é sempre possível que ela retorne. Alguns pacientes acabam tendo que enfrentar os sintomas da doença para o resto da vida.

Uma ressonância magnética pode ajudar a descobrir onde está a inflamação. Às vezes, os exames de ressonância magnética podem detectar áreas do músculo que estão sendo substituídas por gordura, indicando danos.

"A Ressonância Magnética permite um estudo mais detalhado das lesões musculares, tendíneas, ligamentares e ósseas.

Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo. Podem ocorrer dores musculares inclusive em estado de repouso, ou apenas ao utilizar o músculo lesionado.

As compressas, ou aplicação de gelo, devem ser realizadas por 15 minutos, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, nas 48 horas após o ferimento. Quando houver algum inchaço, elevar o membro afetado ajuda a melhorar a circulação local, aliviando a dor e reduzindo o edema.

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

A síndrome de Guillain-Barré é uma inflamação grave nos nervos do paciente. Essa inflamação é provocada por uma reação autoimune da pessoa, ou seja, o paciente começa a produzir anticorpos que atacam os seus próprios nervos.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

O quadro clínico caracteriza-se por dor muscular aguda em panturrilhas ou mais raramente em coxas, e dificuldade ou recusa de deambulação com início súbito. Em alguns casos o paciente pode ainda apresentar marcha bizarra.

A dor costuma manifestar-se, principalmente, após períodos de repouso, como ao acordar. Pode haver fraqueza e dificuldade ou recusa de deambulação. A resolução costuma ser espontânea em 48 a 72 horas, podendo se arrastar por até 7 dias.

Miosite é a inflamação e a degeneração do tecido muscular esquelético.

Quando a Atrofia Muscular interfere na capacidade de trabalho, levando à perda de renda e autonomia financeira, o paciente pode buscar auxílio por meio da Lei de Benefícios da Previdência Social. Nesse caso, é necessário passar por uma avaliação médica e comprovar a incapacidade para o trabalho.

As miopatias inflamatórias autoimunes são um grupo de doenças que afetam principalmente os músculos esqueléticos, aqueles responsáveis pelos movimentos voluntários (como andar, elevar os braços e pernas, engolir etc) como também o músculo cardíaco, de forma menos sintomática.

A ultrassonografia de músculo é um exame que avalia articulações como ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos e quadril, estudando os músculos, tendões e articulações em tempo real, o que permite um diagnóstico mais preciso.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Condições inflamatórias que causam miosite podem necessitar de tratamento com medicação que suprime o sistema imunitário, incluindo: Prednisona (corticosteroide); Azatioprina; Metotrexato.

Medicamentos analgésicos, como paracetamol, anti-inflamatórios, como ibuprofeno, e relaxantes musculares costumam ser usados para aliviar esse tipo de dor. Nos casos do paracetamol e do ibuprofeno, como são vendidos sem receita médica, muitas pessoas acreditam que eles não têm efeitos colaterais importantes.