Qual o nome da doença que faz inchar as pernas?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O sintoma mais comum é a dor, acompanhada de retenção de líquidos em alguns casos.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Má circulação
Esta é a principal causa de inchaço nos pés e pernas. Grande parte dos adultos enfrenta este incômodo, que se torna ainda mais comum nos idosos e é muito frequente em mulheres grávidas. O inchaço nos pés devido à má circulação dificilmente causa dor.

Verifique com seu médico imediatamente se você tiver inchaço em uma perna ou qualquer um destes outros sintomas: Dor nas pernas, sensibilidade ou cãibras. Pele tingida de vermelho ou azul. Pele que se sente quente.

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

Além disso, chás (boldo, hibisco e chá verde), com sua função diurética, ajudam na diminuição do líquido retido (isso somado à bastante ingestão de água, para não desidratar).

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Para diagnosticar o problema, será realizado exames hormonais, cardiológicos e nas veias, o último só em caso de a retenção estar nas pernas. Todos os exames serão passados pelo médico. Caso o resultado dos exames dê negativo, o médico deverá fazer uma investigação mais profunda.

Beber bastante líquido, como chás diuréticos, água e a água de coco, que ajudam a estimular as trocas de líquidos no corpo e também a desentoxicar e eliminar as toxinas, diminuindo o edema; uma boa dica para hidratação é a ingestão de sucos naturais. Nesse ponto, é importante que se evite as bebidas alcóolicas!

O inchaço das mãos pode durar pouco tempo e ser leve. Porém, também pode causar dor e desconforto, prejudicando sua qualidade de vida e ser um sinal de uma doença mais grave. Também chamado de edema, o inchaço das mãos é um sinal de acúmulo de líquido ou inflamação dos tecidos ou da articulação.

Dores e inchaço nas pernas
Pernas inchadas e dor constante nos membros inferiores podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com quantidade adequada para todo o corpo.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

A principal causa da retenção de líquidos é o acúmulo de água entre uma célula e outra. Esse acúmulo, por sua vez, pode ser ocasionado por uma série de condições: alimentação incorreta, sedentarismo, medicamentos, problemas de circulação e pressão sanguínea, problemas nos rins, fígado e coração e doenças da tireoide.