Qual o nome da doença que faz a pessoa esquecer as coisas?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Alzheimer: a doença do esquecimento.

Sintomas gerais de demência

  • Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
  • Problemas em usar a linguagem.
  • Mudanças na personalidade.
  • Desorientação.
  • Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  • Comportamento perturbador ou inapropriado.

O estresse e a ansiedade podem interferir na atenção e bloquear a formação de novas memórias — ou a recuperação das antigas. Isso acontece, em partes, porque as pessoas estão preocupadas com algo. Por isso, desviam sua atenção (e sua memória) para outros assuntos, aumentando as ocorrências de esquecimento.

O diagnóstico do Alzheimer é clínico, com apoio de biomarcadores pesquisados através de exames de imagem, como a ressonância nuclear magnética, que demonstram o processo de destruição das células nervosas.

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

não lembrar a data atual. É considerado normal, e não apenas envelhecimento, esquecer prontamente o dia em que estamos. Em situações estressantes (ou desejos de que o fim de semana chegue logo), confundimos o dia em que vivemos. Em pacientes com Alzheimer, ao contrário, há desorientação temporal e espacial.

A maioria das pessoas diagnosticadas com Alzheimer tem 65 anos de idade ou mais. Apesar de muito menos comum, o Alzheimer prematuro pode afetar pessoas com idade inferior a 65 anos. Estima-se que até 5 por cento das pessoas portadoras de Alzheimer tiveram a doença prematuramente.

Os exames laboratoriais obrigatórios na investigação etiológica de uma síndrome demencial são o hemograma, as provas de função tiroidiana, hepática e renal, as transaminases hepáticas, as reações sorológicas para sífilis e o nível sérico de vitamina B12.

diagnóstico de demência: como funciona

  1. Testes cognitivos e neuropsicológicos. ...
  2. Avaliações neurológicas. ...
  3. Tomografia Computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM) e PET Scan. ...
  4. Testes de laboratório. ...
  5. Análise do líquido espinhal. ...
  6. Avaliação psiquiátrica.

Vale lembrar que, para que a perda de memória seja considerada preocupante, o paciente deve apresentar alguns sinais, como se esquecer do dia da semana ou ano em que estamos, ou não se lembrar de caminhos e trajetos conhecidos e realizados com frequência.

TDAH. Queixas de memória, dificuldade de reter as informações, dificuldades de leitura e problemas de concentração são algumas das queixas mais comuns de quem tem TDAH. Esses sintomas comumente interferem no desempenho da pessoa ou trazem muito desgaste e esforço nas atividades.

Alguns exemplos de remédios para memória e concentração são:

  1. Lavitan memória. ...
  2. Memoriol B6. ...
  3. Pharmaton. ...
  4. Ômega-3. ...
  5. Gerovital. ...
  6. Tebonin. ...
  7. Fisioton.

O exame consiste em algumas perguntas sobre orientação (como "que dia é hoje?"), linguagem (fluência verbal e capacidade de dar nomes a imagens), raciocínio (capacidade de abstração aliada a cálculos), resolução de problemas e capacidade de lembrar de fatos recentes.

A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

De acordo com a intensidade do quadro degenerativo, há três estágios clínicos: leve, moderado e grave. Existe grande variação na duração dessas fases. Em algumas situações, os sintomas evoluem lentamente, possibilitando a manutenção de níveis funcionais razoáveis por muitos anos.