Qual o nome da doença que dá na sola do pé?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, um tecido fibroso, pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé e se estende por toda sua extensão, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés. O nome pode causar estranheza, mas o problema é mais comum do que se imagina.

O que acontece se não tratar a fascite plantar? Se a fascite plantar não for tratada, a dor pode se tornar crônica, limitar a atividade física e os afazeres diários. A falta de tratamento também pode levar à deformidades nos pés e à alterações na forma como andamos.

A prescrição de medicamentos (ou remédio) anti-inflamatórios não esteróides (AINE's), como por exemplo o ibuprofeno ou naproxeno, por norma em comprimidos ou pomada anti-inflamatória permitem aliviar a dor e reduzir a inflamação da fáscia plantar.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Quais são os exercícios físicos mais indicados para quem tem fascite plantar?

  • Caminhada. A caminhada é uma boa alternativa de exercício físico para quem tem fascite plantar. ...
  • Corrida. Praticar corrida é uma excelente atividade aeróbica. ...
  • Natação. ...
  • Musculação. ...
  • Alongamento. ...
  • Fisioterapia.

As causas da fascite plantar são diversas, a inflamação ocorre por lesão ou trauma, pelo encurtamento da fáscia, por impacto repetitivo, infecções bacterianas ou pela diminuição da gordura plantar.

A cirurgia de alongamento para fascite plantar pode ser realizada quando não existe melhora dos sintomas após, pelo menos, 6 meses de tratamento conservador continuado e bem realizado. Ela está indicada quando existe encurtamento e contratura persistente da musculatura da panturrilha.

Andar sem sapatos quando possível é um estímulo para os músculos do pé e um auxílio no tratamento da fascite plantar. Trabalhar a musculatura da sola do pé melhora sua sustentação e diminui a sobrecarga sobre a fáscia plantar. Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor.

Dê sempre preferência por calçados que possuam palmilhas macias, solado flexível e com formato que não apertem nem em cima ou nas laterais. Modelos com regiões abertas, além de estarem super em alta, proporcionam mais liberdade para os pés.

Tratamento da fascite plantar
Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador, que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Os sapatos para quem sofre com fascite deve ter a sola flexível, que permita amortecer o choque da pisada em contato com o solo. A linha Hello Fascite da PICCADILLY foi desenvolvida especialmente para quem tem a fascite.

Natural. Como tratamento natural para fascite plantar, podemos citar a utilização de óleos para massagens na região da sola do pé. Além disso, a utilização de gelo na região, bem como a Fisioterapia apresenta excelentes aliados para melhorar o quadro de fascite plantar e prevenir futuras recorrências do problema.

O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, como ibuprofeno e naproxeno; Palmilhas podem aliviar a pressão dos ossos dos pés.