Qual o nome da doença que causa cegueira?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Entre as causas mais frequentes de cegueira estão a Catarata, o Glaucoma, os Erros refrativos, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no ano de 2019 revelou que as principais causas de deficiência visual são os erros de refração não corrigidos (miopia, astigmatismo e hipermetropia), catarata e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Normalmente, as principais causas de cegueira são erros de refração não corrigidos e catarata. Além disso, problemas como glaucoma, degeneração relacionada à idade, retinopatia diabética e opacidade corneada também podem ser citados como exemplos de causas.

O glaucoma é uma doença que ocorre quando a pressão intraocular provoca lesões no nervo óptico, o que causa danos consideráveis à visão do portador. Vale ressaltar que se o glaucoma não for tratado, pode causar cegueira irreversível por perda progressiva do campo visual.

A cegueira temporária acontece de forma súbita e pode gerar perda total ou parcial da visão. Geralmente, ocorre devido a problemas cerebrais, como enxaqueca ou convulsão, mas também pode estar relacionado ao baixo fluxo sanguíneo para o cérebro.

A cegueira pode ser não reversível quando provocada por glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). No entanto, a baixa visão por falta de prescrição de óculos ou a cegueira provocada pela catarata, podem ser revertidas com a cirurgia de catarata e o implante de lente intraocular.

Aposentadoria por Visão Monocular (2023): Como Conseguir? Caso você não saiba, desde março de 2021, a visão monocular vem sendo considerada como um tipo de deficiência. A partir disso, várias consequências previdenciárias são geradas, principalmente as ligadas às aposentadorias.

Que tipo de cegueira tem direito a aposentadoria? Quem possui cegueira congênita ou adquirida tem direito a solicitar a aposentadoria do INSS. Quem fará a avaliação do grau da deficiência é o médico perito do INSS.

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Um estudo recente feito por pesquisadores do Instituto Oftalmológico Wilmer, da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, constatou que a maioria de americanos considera a perda da visão o pior que pode lhes acontecer, superando problemas como a perda de um membro, da memória, da audição ou da fala, ou até ...

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa e progressiva que acomete a área central da retina (mácula), na qual as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco para a DMRI é o aumento da idade.

Se você tem 20 graus de miopia, mas consegue enxergar 100% com os óculos ou lente de contato, você não é deficiente visual. No entanto, se você tem cegueira monocular, ou seja, é cego de um olho, você é considerado deficiente no Brasil.

As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, são:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Conjuntivite;
  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Erros de refração.

O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma.

Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.

O conhecimento sobre as cores no caso de pessoas cegas de nascença é representado numa região cerebral normalmente associada ao conhecimento de palavras que não têm referências sensoriais, como virtude ou justiça. Foi o que descobriu um estudo publicado na Nature Communications.

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.