Qual o nome da doença que a pessoa arranca os cabelos?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Tricotilomania (TTM) é um transtorno psiquiátrico que faz com que o paciente sinta um desejo incontrolável e frequente de arrancar fios de cabelo e pelos de seu corpo, removendo-os de locais como o couro cabeludo, cílios, sobrancelhas e barba, que são os casos mais comuns, além da virilha, braços e pernas.

Geralmente, a mania de arrancar cabelos/pelos começa logo antes ou após a puberdade. Entre 1% a 2% das pessoas sofrem de mania de arrancar cabelos/pelos. Aproximadamente 90% dos adultos com mania de arrancar cabelos/pelos são do sexo feminino.

Um fio de cabelo dura o tempo da fase anágena, ou seja, de dois até seis anos, em média.

Arrancar fios de cabelo faz crescer mais no lugar? MITO! Isso na verdade vai acabar maltratando o bulbo capilar e com o tempo, você pode começar a perder fios, pois ele enfraquecerá até parar de produzir novos cabelos. Em outras palavras, em vez de crescer mais, você vai ter menos fios de cabelo.

Apesar de menos frequente na infância, o arrancar patológico dos cabelos afeta igualmente meninos e meninas. É na adolescência, porém, entre os 11 e os 15 anos, que a pessoa se torna mais vulnerável ao surgimento do distúrbio, que acomete mais as mulheres do que os homens e pode instalar-se apenas na vida adulta.

25 dias

A depilação comum que consiste na retirada do pelo pela raiz, leva em média, 20 a 25 dias para o pelo voltar a crescer. Na depilação a Laser uma vez cauterizada a raiz do pelo, a depilação se torna definitiva. Ou seja, os pelos não voltam a crescer.

De forma geral, os cabelos crescem de 1 a 1,5 cm por mês. Claro, essa é uma estimativa e alguns fatores podem interferir nesse processo, como químicas, uso de acessórios de calor, exposição ao sol, alimentação, etc.

Arrancar cabelos pode mesmo danificar definitivamente a estrutura do folículo e levar à sua perda irremediável, pelo que é uma prática desaconselhada.

A tricotilomania é um tipo de transtorno compulsivo crônico, bem como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), caracterizado pelo hábito de arrancar cabelos. Cerca de 2% da população tem essa condição, sendo que 90% dos pacientes são mulheres.

Problemas na pele e cabelo
O constante impulso de arrancar os fios pode levar à perda dos fios, e consequentemente, à calvície ou alopecia, com os fios menos numerosos ou a queda definitiva desses fios. Além disso, também pode causar lesões e infecções nessas áreas.

3 formas naturais e caseiras para fazer o cabelo crescer mais...

  1. MASSAGEM COM ÓLEO DE ALECRIM. Uma maneira simples de estimular o crescimento do cabelo em casa é massageando o couro cabeludo. ...
  2. MÁSCARA DE GEMA DE OVOS. ...
  3. TRATAMENTO COM ÓLEO DE RÍCINO.

A retirada de pelos faciais e corporais com pinça pode provocar o surgimento de bolinhas vermelhas desagradáveis. Há diversas maneiras de evitar esse problema: é preciso amaciar a pele com regularidade e também antes e depois da depilação, pois a pele saudável e hidratada é menos vulnerável às bolinhas.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer? As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saudável.

A babosa é rica em nutrientes e vitaminas (A, B1, B2, B3 E B6), o que faz com que suas madeixas fiquem mais saudáveis com o tratamento. Além disso, ela conta com enzimas que auxiliam na remoção de células mortas do couro cabeludo, ajudando a fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável.