Qual o nome da doença do lobisomem?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Extremamente rara, a hipertricose é uma condição também conhecida como “síndrome do lobisomen”. O paciente que sofre de hipertricose apresenta um crescimento excessivo de pelos em todo o seu corpo, e conforme a doença se desenvolve, apenas seus pés e mãos, em sua parte interna, ficam sem apresentar pelos.

O síndrome de Ambras é um subtipo distinto de hipertricose congénita generalizada caracterizada pelo excessivo à nascença. É uma doença muito rara sem predileção geográfica, ética ou sexual. Foram descritos aproximadamente 40 casos em todo o mundo.

Ainda não existe uma cura para a hipertricose que consiga impedir o crescimento do pelo, assim é comum que as pessoas recorram as técnicas, como depilação a cera ou com gillette, para tentar reduzir temporariamente a quantidade de pelos e melhorar a estética, especialmente na região do rosto.

INTRODUÇÃO: A síndrome de Wolf-Hirschhorn é uma cromossomopatia caracterizada por uma deleção terminal no braço curto do cromossoma 4 que pode ocorrer durante a formação dos gametas dos pais ou na fase inicial de mitose do embrião e pode também ser herdada dos pais.

Síndrome de Sjögren é uma inflamação e autodestruição das glândulas em algumas partes do corpo. Os principais sintomas da doença são sensação de boca seca, sensação de areia nos olhos, e também podem ocorrer infecções como cáries, gengivite e conjuntivite.

A hipertricose lanuginosa congênita é uma doença extremamente rara com poucos afetados ao redor do mundo. Foram relatados cerca de 50 casos e estima-se que sua incidência na população seja 1:10.000.000.

Existem basicamente duas variantes da doença, são elas: - Hipertricose Lanuginosa Congênita: o cabelo é relativamente fino e felpudo e pode chegar a 25 cm de comprimento. - Síndrome de Abras: nesta variante da doença o cabelo é mais grosso, é colorido, e cresce durante toda a vida.

Kawana Dandara Tavares de Melo é uma brasileira de 23 anos de idade, hoje técnica em enfermagem, foi diagnosticada com a síndrome de Barber Say. Na época em que foi diagnosticada, ela era a única brasileira com esse transtorno.

A Síndrome de Rapunzel é uma doença em que consiste na ingestão dos fios de cabelo. Também conhecida por tricotilofagia, essa síndrome desperta um desejo incontrolável, uma verdadeira compulsão, em comer cabelo, e esses, por sua vez, se acumulam no estômago em um grande emaranhado.

A síndrome de Morris é uma forma de pseudo-hermafroditismo masculino, que se caracteriza por fenótipo feminino com genótipo masculino,de caráter familiar onde foi observada uma desordem genética transmitida por gene recessivo ligado ao X, que determina a resistência periférica a androgênios.

Jesús Aceves: homem mexicano natural de Loreto, Zacatecas.

O hirsutismo é caracterizado pelo crescimento excessivo de pêlos terminais em topografia tipicamente masculina. Difere portanto da hipertricose, que é o excesso de pêlos localizados em regiões onde a mulher normalmente os têm.

Herança relacionada ao sexo
Na espécie humana, um exemplo de gene com expressão limitada ao sexo é o relacionado ao crescimento de pelos na orelha; o alelo dominante condiciona a hipertricose auricular, presença abundante de pelos longos nas orelhas dos homens apenas.

O cromossomo 4 contém regiões genômicas que influenciam a memória e a emocionalidade em fêmeas.