Qual o nome da doença causada pelo estresse?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O período prolongado de estresse desencadeia também as crises de ansiedade e depressivas e a síndrome do pânico, podendo chegar aos transtornos psiquiátricos. Quando não tratada, a doença pode levar ainda aos distúrbios gástricos, como a gastrite, o refluxo e as colites, que por sua vez podem provocar até um câncer.

A Associação Americana de Psicologia definiu a existência de 3 tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existem o Transtorno do Estresse Pós-traumático e o Estresse Pós-Parto.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Quando o estresse começa a interferir na capacidade de viver uma vida normal, por um longo período, ele se torna ainda mais perigoso. Quanto mais tempo dura o estresse, pior é para a saúde mental e do corpo. Você pode se sentir cansado, incapaz de se concentrar ou irritável sem uma boa razão, por exemplo.

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Alguns sintomas comuns incluem problemas de sono, inquietação e dificuldade de concentração, acrescentou ela. Por outro lado, se seu estresse se resolver depois que a situação passar e você for capaz de manter seu nível ideal no trabalho e na escola, pode ser apenas isso – estresse, disse Saltz.

Emocionais: irritabilidade e agressividade; ansiedade e desânimo, problemas de concentração, insônia e sensação de angústia e tristeza, e. Físicos: dor de cabeça e tonturas, problemas digestivos, queda de cabelo, alergias, baixa na imunidade, problemas respiratórios e halitose.

O médico reconhecerá o estresse a partir dos sintomas e do histórico clínico da pessoa, embora esses sintomas sejam pouco específicos e também possam ser causados por outros problemas médicos e psicológicos. Muitas vezes, um diagnóstico de estresse só é possível depois da exclusão de qualquer patologia orgânica.

Segundo a especialista em estresse, a fase da exaustão pode levar até a morte.

Como gerenciar o nível de estresse alto

  1. Evite substâncias estimulantes (como a cafeína e a nicotina) e o álcool. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Durma bem e antes da meia noite. ...
  4. Saiba identificar quais situações podem ser controladas e imponha limites. ...
  5. Descanse sem culpa. ...
  6. Fale sobre seus problemas e sentimentos.

Pode fazer o papel de gatilho ao desencadear outros transtornos, se não for controlada, causando o surgimento de enfermidades psicossomáticas, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade.

É possível afirmar que a Síndrome de Burnout tem cura, entretanto é fundamental buscar ajuda profissional.

Cansaço excessivo
O cansaço físico e mental é um dos sintomas mais comuns do esgotamento emocional. Com a Síndrome de Burnout, o paciente sente como se não tivesse energia para nada.

A pessoa estressada percebe a súbita dificuldade de focar-se em tarefas que antes eram de simples execução. No trabalho, por exemplo, comete erros bobos. A incapacidade de concentrar-se resulta em distração, podendo causar pequenos acidentes, como objetos quebrados, e momentos de esquecimento.

Geralmente, o período dos picos de ansiedade pode durar até 40 minutos, podendo seu desconforto durar um tempo superior a esse. Ademais, os pacientes com transtorno do pânico podem ter ataques repetidos em intervalos curtos.

Em alguns casos, o aumento da frequência cardíaca e a hiperventilação podem diminuir o fluxo sanguíneo no cérebro e provocar tonturas ou sensação de atordoamento durante a crise.

Os altos níveis de estresse podem causar quais problemas para o coração? A aceleração dos batimentos cardíacos, causada pelos hormônios, pode levar ao aumento da pressão. A pressão alta, por sua vez, tem impacto no coração, como o maior risco de infarto e AVC.