Qual o nome da comunidade quilombola mais conhecida?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo existente no Brasil durante o período colonial e chegou a possuir até 20 mil habitantes. Foi destruído pelos portugueses, em 1694. O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo que existiu na América Latina.

Neste 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a Rádio da Pró-Índio conta a história da primeira titulação de Terra Quilombola do Brasil. Há exatos 25 anos e após muita luta, a comunidade do Quilombo Boa Vista, em Oriximiná, no Pará, conquistou o título de propriedade de suas terras.

Aqui no Brasil, Kalunga é um tesouro que resiste. Nasceu como um refúgio de negros e negras fugidos. É onde vive um povo que não deixa morrer a história que faz do Kalunga o maior quilombo do brasil. São cerca de 8 mil moradores.

Quilombos eram comunidades formadas por escravos fugidos das fazendas. Esses lugares se transformaram em centros de resistências dos escravos negros que escapavam do trabalho forçado no Brasil. A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a "guerreiro da floresta".

Das 5.972 localidades, 404 são territórios oficialmente reconhecidos, 2.308 são denominados agrupamentos quilombolas e 3.260 são identificados como outras localidades quilombolas. Entre os agrupamentos, 709 estão localizados dentro dos territórios quilombolas oficialmente delimitados e 1.599 estão fora dessas terras.

Até hoje não há certeza sobre o número de comunidades quilombolas existente no Brasil, mas estima-se que há, pelo menos, três mil em todo o território nacional, localizadas nos estados do Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, ...

O estado com maior número de territórios quilombolas titulados pelo Incra é o Pará, com 60, seguido do Maranhão, com 39. Os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rondônia possuem apenas 1 território titulado e outros 9 estados e o Distrito Federal não possuem nenhum.

Existem comunidades quilombolas em pelo menos 24 estados do Brasil: Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São ...

Umas das comunidades que são muito conhecidas e influenciaram na cultura e costumes do nosso Estado é a comunidade Kalunga. Você já ouviu falar sobre essa comunidade?

Os quilombolas são os remanescentes de um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão no país entre outros grupos que viviam nos chamados quilombos.

Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo dos Palmares, entre 1678 e 1694, e acabou sendo emboscado e morto pelos portugueses, em 1695.

O primeiro quilombo de que se tem registro foi formado na Bahia em 1575. O maior quilombo da história do Brasil foi o Quilombo dos Palmares.

Comunidades de todo o país sofrem com ausência de serviços públicos básicos; maior parte dos territórios ficam no Nordeste. No Brasil existem 6023 territórios quilombolas. Estas comunidades têm, em comum, o fato de terem sido fundadas por pessoas que foram escravizadas ou por seus descendentes.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares foi um dos grandes nomes da história brasileira e ficou marcado por ser o líder do maior e mais longevo quilombo que existiu no Brasil.