Qual o nome da cobra marrom com manchas pretas?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Cobra-cipó-marrom

Reino:Animalia
Ordem:Squamata
Família:Colubridae
Gênero:Chironius
Espécie:C. quadricarinatus

Geralmente elas possuem um espinho na calda para defesa, porém, não é peçonhenta. Também conhecida como cobra-preta ou muçurana, pode atingir até no máximo 1 metro de comprimento e não é peçonhenta.

A cobra marrom e preta onírica significa que você tem a determinação, a paixão e a coragem para viver bem sua vida. Então, em tudo o que fizer, mantenha uma mentalidade positiva. As coisas não estão tão ruins quanto parecem.

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

A cobra marrom é comum em áreas rurais modificadas com fins agrícolas, mas não existem no Brasil.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

Muçurana, cobra preta, limpa mato, serpente de hábito terrícola. Em seu desenvolvimento apresenta variação ontogenética, nos jovens o corpo é avermelhado, cabeça negra com uma faixa nucal branco amarelada.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Ao longo da sua distribuição geográfica, as jararacas possuem variação nos padrões de cores e manchas, com indivíduos apresentando tons de cinza, pardo-esverdeado, verde, amarelo e marrom.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Segundo Comin, a espécie não só encontrada no Brasil, mas também está presenta na Bolívia e Uruguai. Entretanto, o biólogo aponta que é comum em áreas de caatinga e cerrado.

Em geral, o veneno da cobra urutu é igual ao das outras cobras Bothrops. Além disso, o seu temperamento oscila com grande facilidade, o que faz com que seja uma cobra muito brava, apesar de fugir com facilidade. No entanto, é sempre um grande risco persegui-la, já que pode atacar e inocular o veneno.

A muçurana ou mussurana, também conhecida como cobra-preta (nome científico: Clelia clelia), é uma das seis espécies do gênero Clelia, sendo uma Pseudoboini.

Tipos de cobras perigosas

  • Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus);
  • Mamba-negra (Dendroaspis Polylepis);
  • Cobra-do-mar-de-Blecher (Hydrophis Belcheri);
  • Cobra-real (Ophiophagus Hannah);
  • Jararca-Real (Bothrops Asper);
  • Cascavel-diamante-ocidental (Crotalus Atrox).

Ver uma cobra morta simboliza que suas disputas se aproximam do fim. Se for verde, ninguém prejudicará você. Se for azul, você tem grande energia espiritual. Caso seja marrom, preste atenção aos seus desejos sexuais.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

As serpentes d'água mais comuns de jardim são as cobras bastardas ou cobras de escada. Com atividades diurnas e pouco noturnas, estas costumam ser vítimas de atropelamentos porque procuram sempre o calor retido no asfalto das estradas pra se aquecerem durante a noite.